Usar a Web Of Science

Web of Science workshop & hands-on - Maastricht University Library

A Web of Science (WoS) é uma base de dados multidisciplinar e permite a pesquisa de milhões de referências bibliográficas de revistas e resumos nas várias as áreas do conhecimento.

Permite ainda o acesso a dados para a avaliação da produção científica, como os relatórios de citações e a pesquisa de referências citadas, guardar pesquisas e criar alertas.

Permite, também, a criação de uma conta EndNote para a gestão de referências bibliográficas.

De destacar também o acesso ao Journal Citation Reports para conhecer a listagem das revistas com Fator de Impacto.

Esta é a lista das bases de dados e ferramentas incluídas na WoS, acessíveis através da b-on:

 WEB OF SCIENCE

Para além da citação dos artigos de revistas científicas, esta base de dados permite ainda recuperar citações bibliográficas feitas a livros, patentes, etc. As ligações estabelecidas entre as referências possibilitam resposta a múltiplos objectivos tais como, por exemplo, como determinada investigação (artigo científico) está a ser citado e como influencia investigações mais recentes.


JOURNAL CITATION REPORTS
O Journal Citation Reports (JCR) é um recurso essencial para a avaliação e comparação de periódicos, recolhendo dados referentes a milhares periódicos científicos a nível mundial. O JCR permite conhecer o Fator de Impacto das revistas indexadas na WoS, bem como outros índoces e indicadores bibliométricos.

É atualizado todos os anos; normalmente, em meados do ano civil.

Saiba mais

Se está fora da FCM, deverá instalar a VPN, para aceder em qualquer local.