Prémios e Distinções 2015-2016

Equipa de Eduardo Freire Rodrigues, aluno finalista da NMS|FCM, ganha 18º Prémio Nacional Jovem Empreendedor da ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários)
A startup UpHill, fundada por Eduardo Freire Rodrigues, Luis Patrão e Duarte Sequeira (UBI) tem como proposta de negócio a gestão da aprendizagem, certificação e performance dos profissionais de saúde nos hospitais, com recurso a quatro soluções SaaS (Software as a Service), foi a vencedora do 18.º Prémio do Jovem Empreendedor powered by Caixa Capital, distinção anual atribuída pela ANJE, com apoio do IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional) e da Caixa Capital.
Mais informações

Professor Doutor Eduardo Barroso recebe Distinção de Mérito em Gestão dos Serviços de Saúde 2016
Esta Distinção, atribuída pela Direção da Competência em Gestão dos Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos, tem como objetivo homenagear um médico que ao longo do seu percurso profissional se distinguiu na Área da Gestão nos Serviços de Saúde. 
O Professor Doutor Eduardo Barroso é Professor Associado Convidado de Cirurgia da NMS|FCM  e diretor do Serviço de Cirurgia Geral e Unidade de Transplanatação e do Centro Hepato-Bilio-Pancreático e Transplantação do Hospital Curry Cabral. Em 2009, tornou-se Membro do Comité Europeu de Cirurgia (Transplante)/FEBS.

Beatriz Szwarc dos Santos, laboratório de Fisiologia da NMS|FCM, ganha bolsa de investigação de 1.000€ no âmbito da competição como melhor poster de projeto de Investigação Básica pela sua participação na Fundação AstraZeneca Innovate Competition.

Equipa constituida pelo Prof. Doutor Pedro Escada, Dr.ª Clara Capucho, Dr.ª Rita Lameiras do Serviço de Otorrinolaringologia do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental vence Menção Honrosa durante o Congresso da Academia Americana de Otorrinolaringologia, pela apresentação do poster com o título "Medialization Laryngoplasty with Hydroxylapatite Microspheres".

Equipa constituída pelos investigadores Nélia Gouveia, Ana Rodrigues, Sofia Ramiro, Mónica Eusébio, Pedro Machado, Helena Canhão e Jaime da Cunha Branco vence Prémio Grünenthal da Dor 2015 na categoria de Investigação Clínica, atribuído pela Fundação Grünenthal, com o trabalho intitulado “O encargo da lombalgia crónica na população adulta portuguesa: resultados de um estudo de base populacional (EpiReumaPt)”.
Criados pela Fundação Grünenthal em 1999, os Prémios Grünenthal Dor constituem o prémio de mais alto valor anualmente distribuído em Portugal, no âmbito da investigação em dor.
A Fundação Grünenthal é uma entidade sem fins lucrativos que tem por fim primordial a investigação e a cultura científica na área das ciências médicas, com particular dedicação ao âmbito da dor e respetivo tratamento.
Fotos da entrega do Prémio

Equipa constituída pelos Doutorados Sofia Ramiro e Fernando Pimentel dos Santos, João Eurico da Fonseca, Helena Canhão, Désirée van der Heijde, Matthew Brown, Robert Landewé e Jaime da Cunha Branco vence Prémio "Nunes Correia Verdades de faria" 2015, atribuído pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Os prémios Nunes Correia Verdades de Faria foram criados para cumprir a vontade expressa em testamento pelo benemérito Enrique Mantero Belard. São entregues todos os anos a pessoas que, em Portugal, mais tenham contribuído pelo seu esforço, trabalho ou estudos para as três áreas de intervenção pro ele definidas: O cuidado e carinho dispensados aos idosos desprotegidos; o progresso da medicina na sua aplicação ás pessoas idosas e o progresso no tratamento das doenças do coração.
O trabalho premiado, no âmbito do progresso da medicina na sua aplicação às pessoas idosas, intitula-se: Translational and outcomes research in spondylarthritis: a model for chronic diseases.
Este 1º prémio foi partilhado com o trabalho desenvolvido pela Dra. Alda Pereira da Silva Oliveira.

Dr. Gonçalo Neto d'Almeida obteve o 2.º Prémio com o trabalho científico de investigação no Congresso Europeu de Base do Crânio
O Dr. Gonçalo Neto d'Almeida, aluno de Doutoramento da NMS|FCM encontra-se a desenvolver uma tese na área da Cirurgia da Base do Crânio e o trabalho apresentado, é considerado de maior relevância para a sociedade europeia. Tendo em consideração a exigente e rigorosa seleção a que foram sujeitos os trabalhos apresentados neste Congresso, esta distinção demonstra a aceitação do seu trabalho pelos seus pares.

Professor Dr. Luís M. B. Campos, eleito Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna
O Professor Luís Campos, Professor Auxiliar Convidado da NMS|FCM e Diretor do Serviço de Medicina Interna do Hospital S. Francisco Xavier (CHLC) foi eleito recentemente Diretor da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.

Como Diretor da SPMI, o Professor Luís Campos pretende afirmar a Medicina Interna em Portugal como uma especialidade nuclear para dar resposta aos doentes do futuro.

Margarida Fernandes e Joana Brites, ganham Campeonato Nacional Universitário de Padel 2015/2016
Equipa da NMS|FCM conquistou a medalha de ouro no feminino no Campeonato Nacional Universitário de Padel 2015/2016

Equipa liderada por Sílvia Conde, Investigadora Principal do Grupo Controlo Neuronal de Distúrbios Metabólicos: estratégias Terapêuticas do CEDOC ganha Prémio Professor Manuel Hargreaves Award - SPD/Novartis durante o 12º Congresso Português de Diabetes
Anualmente a Sociedade Portuguesa de Diabetologia atribui o Prémio Manuel Hargreaves, com o patrocínio da Novartis Farma - Prod. Farmacêuticos, SA, para distinguir um projeto de investigação clínica ou fundamental para promover investigação científica na área da Diabetes. O projeto premiado intitula-se " How caffeine restores insulin sensitivity and glucose tolerance in high-sucrose diet rats: effects on adipose tissue".

Durante o mesmo Congresso, Regina Menezes e Rogério Ribeiro do Grupo MEDIR: Distúrbios Metabólicos do CEDOC-NMS|FCM, ganharam a Bolsa Nuno Castel-Branco também da Sociedade Portuguesa de Diabetologia. Esta bolsa tem por objetivo apoiar a investigação e estimular os projetos realizados na área da Diabetes, e foi atribuída aos investigadores do CEDOC no âmbito do projeto colaborativo com a APDP e o iMM denominado "Therapeutics4DM - Elucidação do papel do Péptido Amiloide dos ilhésu em Diabetes Mellitus: abrindo novos caminhos para a intervenção terapêutica". Esta bolsa foi atribuída em ex-aequo com um projeto do iBET/ITQB.

Professor Doutor António Jacinto, Investigador Principal do Laboratório de Morfogénese de Tecidos e Regeneração recebe bolsa "Proof of Concept" do Conselho Europeu de Investigação (ERC - European Research Council)
O "Proof of Concept" é um prémio que pretende promover e suportar a continuidade de uma investigação que tenha sido financiada no passado pelo CEI para trabalhos que não tenham sido incluídos na proposta de investigação inicial. Deste modo, este financiamento promove a excelência da investigação feita por Cientistas que já foram financiados pelo Conselho Europeu de Investigação, de forma a explorarem o potencial inovador dessa mesma investigação ou ajudar na comercialização dos resultados da investigação efetuada com recurso a financiamento do CEI.

Projeto da AEFCM vence Prémio BPI Séniores
O projeto da Associação de Estudantes da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa — Saúde Porta-a-Porta — venceu o primeiro lugar do Prémio BPI Seniores, escolhido dentro de mais de 700 candidaturas.
O Saúde Porta-a-Porta melhora a limitação de idosos carenciados aos serviços de saúde através de visitas regulares realizadas pelo estudantes de medicina e com subsequente referenciação para os serviços de Saúde da CUF Infante Santo e/ou serviços sociais das respetivas juntas de freguesia.
Mais informações

Associação de Estudantes da NMS|FCM vence Prémio de Boas Práticas Associativas 2015
A Associação de Estudantes da NMS|FCM foi a vencedora da edição de 2015 do Prémio de Boas Práticas Associativas para a região da grande Lisboa, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.
A entrega de prémios contou com a presença de Sua Ex.ª o Senhor Ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Doutor Luís Marques Guedes, e de sua Ex.ª o Senhor Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Doutor Emídio Guerreiro.
O projeto levado a concurso foi o iMed Conference 6.0 — Lisbon 2014.

Professor Doutor Diogo Pais distinguido com o Prémio Internacional de Anatomia e eleito Secretário-Geral do ICSMS
Durante o ‘XXIV International Symposium on Morphological Sciences’ (ISMS) que teve lugar em Istambul, Turquia, entre os dias 1 e 6 de setembro de 2015, o Professor Diogo Pais foi galardoado com o “Anatomist Excellence Award”, como reconhecimento pelo seu excepcional contributo para as Ciências Morfológicas. Este prestigioso galardão foi, no passado, atribuído pelo ICSMS (International Committee of Symposia on Morphological Sciences) ao Professor Yasuo Uchiyama (Japão) em 2008, ao Professor Francesco Antonio Manzoli (Itália) em 2010, à Professora Beverley Kramer (África do Sul) em 2012 e ao Professor Guido Macchiarelli (Itália) em 2013.
Durante o mesmo congresso de Istambul, foi eleita a nova Direcção do ICSMS, para o período de 2015-2020, tendo o Professor Diogo Pais assumido o cargo de Secretário-Geral. Lembramos que o VI ISMS teve lugar em Lisboa, em 1984, sob a Presidência do Professor José António Esperança Pina, o qual é o Secretário-Geral Honorário do ICSMS.
O próximo ISMS terá lugar em Xi’an, na República Popular da China, de 27-30 de julho de 2017, sob a Presidência do Professor Yun-Qing Li.

Bolsa de Doutoramento em Medicina da José de Mello Saúde atribuída à Dr.ª Helena Pité
A estudante de doutoramento do CEDOC (Translational Pharmacology), Dr.ª Helena Pité foi recentemente distinguida com a atribuição da Bolsa de Doutoramento em Medicina da José de Mello Saúde

Maria Filipa Cunha Madeira distinguida com bolsa “Caloiros da NOVA” 2014-15
A Maria Filipa Cunha Madeira, aluna do 2.º ano do Mestrado Integrado em Medicina distinguida com a bolsa “Caloiros da NOVA”, que reconhece os melhores alunos das Licenciaturas e Mestrados Integrados da Universidade no ano de 2014-15.

A Faculdade felicita todos os galardoados pelas distinções que refletem o reconhecimento público dos seus méritos.

Mais Prémios e Distinções: 2013-2014