Formação de Utilizadores

A formação de utilizadores, parte integrante de qualquer projeto de Literacia da Informação, tem como objetivo proporcionar aos utilizadores as competências e as ferramentas necessárias para poderem utilizar autonomamente de uma forma ética e eficaz a informação a que acedem, quer se trate de recursos electrónicos subscritos pela NMS|FCM quer se trate de recursos disponíveis em acesso livre.

A Biblioteca NMS|FCM disponibiliza neste contexto:

Formação dirigida aos alunos –  a duração das sessões varia entre trinta a sessenta minutos e têm como objetivo dar a conhecer os serviços e os recursos eletrónicos disponibilizados pela biblioteca, através da exploração da sua homepage e da pesquisa através da base de dados PubMed, entre outros.
Anualmente a divulgação do calendário das sessões é feito através das Notícias da homepage e as inscrições decorrem online ou podem ser feitas no balcão de atendimento.

Formação a pedido – destina-se exclusivamente a utilizadores internos (podem ser solicitadas por alunos, docentes, investigadores, discentes) da NMS|FCM e pretendem promover a otimização dos recursos eletrónicos subscritos pela NMS e UNL. Decorre em sessões com duração e número de participantes variável, incide especialmente em conteúdos como a pesquisa em bases de dados (PubMed, Web of Science, Google Scholar) e a utilização de gestores de citação bibliográfica (EndNotebasic, Mendeley).

A Biblioteca NMS|FCM é responsável por formação em contexto de ensino através da participação a pedido do corpo docente.