Mestrado em Fisioterapia - 8ª Edição

Mestrado em Fisioterapia - Condições Músculo Esqueléticas

Enquadramento

O Curso de Mestrado em Fisioterapia - área de especialização Condições Músculo-Esqueléticas (CME) visa dotar os Licenciados em Fisioterapia de competências profissionais diferenciadas para intervir em utentes/ populações com condições neuro-músculo-esquelética.

Este Mestrado é a única formação nesta área acreditada em Portugal pela International Federation of Orthopedic Physical Therapists (IFOMPT) e que faz parte da IFOMPT Aproved Learning Institutions.

O programa foi desenhado para desenvolver o conhecimento, capacidade de raciocínio clínico, competências técnicas, bem como a competências para analisar criticamente a efectividade da fisioterapia neste tipo de condições e desenvolver conhecimento nesta área específica, considerando os critérios definidos no documento “Educational Standards of IFOMT” (www.ifomt.org).

Ao longo do curso o estudante desenvolve:
a. Um conhecimento aprofundado e sistematizado e uma compreensão crítica acerca do impacto da dor e disfunções do movimento de natureza neuro-músculo-esquelética na função, e na restrição à participação do individuo.
b. Capacidade para recolher, interpretar e sintetizar a informação relativa à avaliação dos utentes, de forma a seleccionar, dentro das opções de tratamento, a mais adequada, usando a sua capacidade crítica e reflexiva, e trabalhando em colaboração com os utentes e cuidadores sempre que possível.
c. Implementar uma prática especializada nas condições de dor e disfunção do movimento de natureza neuro-músculo-esquelética, de acordo com os princípios éticos, morais e legais do exercício profissional.
d. Analisar criticamente as bases científicas da intervenção da fisioterapia nas condições de dor e disfunção do movimento de natureza neuro-músculo-esquelética e implementar uma prática baseada na evidência considerando a sua efectividade e o benefício percepcionado pelo utente e pelo fisioterapeuta.
e. Capacidade para colaborar de forma efectiva com os outros (equipas transdisciplinares e multidisciplinares e através de um envolvimento genuíno na parceria com o utente – envolvimento do utente), como participante, líder ou consultor.
f. Capacidade para formular novas questões, seleccionar, planear e implementar estratégias de investigação na área das Condições Neuro-músculo-esqueléticas, rever resultados de forma sistematizada e divulgá-los adequadamente.

Destinatários

Podem candidatar-se ao Curso de Mestrado em Fisioterapia licenciados em Fisioterapia.

Início da Aulas

16 de setembro de 2016

Perído de Candidatura

02 a 27 de maio de 2016