Prémios e Distinções 2013-2014

Investigadora Nélia Gouveia distinguida com menção honrosa do Prémio Grünenthal Dor 2014
A Investigadora Nélia Gouveia do CEDOC-NMS|FCM e da Equipa EpiReumaPt/Sociedade Portuguesa de Reumatologia, foi distinguida pela Fundação Grünenthal com uma menção honrosa, na vertente de investigação clínica, ao trabalho "Lombalgia crónica: consumo de analgésicos e outros modeladores da dor na população adulta portuguesa - resultados de um estudos de base populacioal (EpiReumaPt)".
Foto do momento da atribuição
notícia relacionada

Distinção do Professor Doutor José Esperança Pina
O Professor Catedrático Jubilado José Esperança Pina, foi designado pela Academia das Ciências de Lisboa como membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (maio2015)

Professor Doutor José Fragata distinguido com Medalha de Ouro no Dia Mundial da Saúde
Atualmente o Professor José Fragata é Regente da Unidade Curricular de Especialidades Médicas e Cirúrgicas II e Coordenador da Área de Ensino e Investigação de Cirurgia e Morfologia Humana na NMS|FCM.

É Chefe de Serviço da Carreira Médica Hospitalar e Diretor do Serviço do Hospital de Santa Marta do CHLC e dirige a Unidade de Cirurgia Cardíaca e o Centro do Coração dos Hospitais CUF.
É ainda Coordenador do Núcleo para a Segurança na Saúde (NPSS) da José de Mello Saúde e Assessor da Direção Clínica no hospital CUF Infante Santo.

Professor Doutor Miguel Seabra vence o grande prémio Bial de Medicina 2014
O Professor Miguel Seabra é atualmente regente das Unidades Curriculares de Mecanismos Moleculares de Doença e de Nutrição e Metabolismo do Mestrado Integrado em Medicina da NMS|FCM e um dos principais cientistas internacionais na área de medicina molecular e celular. Tem mais de 120 artigos científicos publicados em revistas científicas internacionais e mais de 9 900 citações (index h de 51).
Foi Presidente do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP e é Presidente da Science Europe.
O trabalho da equipa do Professor Miguel Seabra premiado intitula-se “Coroideremia: da compreensão da doença à terapia génica em 20 anos” e é o resultado de 20 anos de investigação sobre uma doença genética rara, que afeta a retina e leva à cegueira de indivíduos do sexo masculino, sendo responsável por cerca de 4% dos casos de cegueira no mundo.

Professores Tiago Bilhim e João Pisco galardoados com Menção Honrosa do Prémio Bial 2014
O Professor Doutor Tiago Bilhim e o Professor Doutor João Bexiga Pisco, ambos da NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas, distinguidos com Menção Honrosa do Prémio Bial 2014 com o trabalho intitulado “Embolização das artérias prostáticas no alívio dos Sintomas do Trato Uninário Inferior em Doentes com Hiperplasia Benigna da Próstata”.
O Professor Tiago Bilhim é atualmente Professor da Unidade Curricular de Medicina e Imagem na NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas, Radiologista no Centro Hospitalar de Lisboa Central (Hospital de São José e Hospital Curry Cabral) e exerce atividades no Hospital Saint Louis, Lisboa. O Professor João Bexiga Pisco é Professor Catedrático Jubilado.

A Investigadora Helena Pité vence 5ª Edição do Prémio SCML/MSD em Epidemiologia Clínica, com o estudo  "Early childhood wheeze phenotypes and its relation to asthma persistence until adolescence”.
A investigadora do CEDOC-NMS|FCM, Helena Pité, é Doutoranda na NMS|FCM e imunoalergologista nos hospitais CUF Infante Santo e CUF Descobertas.
Da equipa fizeram ainda parte os investigadores Ana Margarida Pereira, Ângela Gaspar e Mário Morais-Almeida, do Centro de Alergia dos Hospitais CUF (CUF Descobertas, CUF Infante Santo e CUF Porto).

Investigadora Cláudia Almeida vence 8.ª Edição do prémio de Investigação Colaborativa Santander Totta/UNL
A Investigadora Cláudia Almeida do CEDOC-NMS|FCM coordena a equipa de investigação vencedora do Prémio de Investigação Colaborativa Santander Totta/UNL, com o estudo “Recapitulação da doença de Alzheimer de início tardio usando culturas tridimensionais de neurónios humanos”.
A equipa vencedora conta ainda com a investigadora Catarina Brito, da Unidade de Tecnologia de Células Animais do ITQB/NOVA e IBET (Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, da NOVA, e Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica). Participaram ainda na elaboração do projeto os investigadores Florent Ubelmann - também do CEDOC-NMS|FCM e a estudante de Doutoramento Ana Paula Terrasso em co-orientação.

A Investigadora Joana Gaspar vence Prémio Máxima Mulher de Negócios na Categoria “Ciência”, após ter sido a primeira Portuguesa a receber em 2014 o Prémio Europeu em Diabetes para Jovens Investigadores da Federação Internacional de Diabetes (IDF).
Joana Gaspar é investigadora de Pós-doutoramento no CEDOC-NMS|FCM e na Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP-ERC).
Atualmente, a investigadora Joana Gaspar integra projetos de medicina translacional, que envolvem a colaboração entre o CEDOC-NMS|FCM e a APDP, nos quais “o principal objetivo é descobrir novos fatores fisiológicos que aumentem a sensibilidade à insulina, de modo a prevenir e superar a resistência inicial à insulina que está associada ao desenvolvimento da diabetes tipo 2”.

Miguel Santos distinguido com bolsa “Caloiros da NOVA” 2013-14
O Miguel Santos, aluno do 2.º ano do Mestrado Integrado em Medicina distinguido com a bolsa “Caloiros da NOVA”, que reconhece os melhores alunos das Licenciaturas e Mestrados Integrados da Universidade no ano de 2013-14.

A Faculdade felicita todos os galardoados pelas distinções que refletem o reconhecimento público dos seus méritos.