Doutoramento em Biomedicina - 3ª Edição

DIREÇÃO

Profª Doutora Odete Abreu Beirão da Cruz e Silva

APRESENTAÇÃO

Programa doutoral conjunto entre a Universidade de Aveiro e a Universidade NOVA de Lisboa.

OBJETIVOS

O 3º Ciclo de Estudos do PDBM conducente ao grau de Doutor em Biomedicina pretende capacitar o aluno para desenvolver ferramentas conceptuais e metodológicas para aplicar à biomedicina. É objetivo principal dotar os estudantes com uma formação multidisciplinar para estar na vanguarda da investigação biomédica. Esta formação permitirá obter uma visão ampla da área de modo a capacitar o estudante para transferir os conhecimentos e competências científicas para a academia, indústria ou laboratórios de investigação ou de análises clínicas. Pretende-se preparar os estudantes para futuros meios profissionais.

Ênfase cairá em projetos de investigação colaborativos sendo a estrutura curricular deste programa organizada num grupo de cursos nucleares e de cursos complementares avançados ministrados por ambas as instituições, dando aos estudantes a oportunidade de vivenciar os ambientes científicos nas duas universidades.

DESTINATÁRIOS

1. Podem candidatar-se os detentores de grau de mestre ou equivalente legal em Ciências Biomédicas.

2. Os titulares de um grau académico superior estrangeiro em Ciências Biomédicas conferido na sequência de um 2º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este processo.

3. Os titulares de um grau académico superior estrangeiro em Ciências Biomédicas que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de mestre pelo órgão científico e estatutariamente competente.

4. O Conselho Científico da NMS|FCM da UNL pode admitir candidatos que não satisfaçam as condições referidas nos números anteriores mas cujo currículo escolar, científico ou profissional demonstre adequada preparação para a frequência do doutoramento, como previsto na alínea c) do n.º 1 do art.º 30.º do DL n.º 74/2006, na redação dada pelo DL nº 63/2016, de 13 de setembro, e da alínea c) do nº1 do art.º 11º do Regulamento geral dos ciclos de estudo conducentes ao grau de doutor da NMS|FCM da UNL.

5. O reconhecimento a que se referem os pontos 2 a 4 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de mestre ou o reconhecimento desse grau.

PLANO CURRICULAR

Duração: 4 anos

Período de Candidatura na NMS|FCM: 30 agosto a 08 setembro 2017

Critérios de Selecção

1. Os candidatos à matrícula serão selecionados por um júri de seleção de candidaturas, previamente nomeado pelo Conselho Científico da NMS|FCM, tendo em conta os seguintes parâmetros:a) Curriculum académico;b) Curriculum científico e/ou profissional.

2. Poderá ser ainda exigida uma entrevista e/ou uma prova escrita como critério complementar.

Formalização da Candidatura

1. A candidatura deverá ser efetuada exclusivamente via Internet, através do preenchimento do formulário de candidatura disponível neste link: Candidatura.

2. Lista de documentos necessários à instrução do processo de candidatura, sendo considerados como obrigatórios, sob pena de exclusão: consultar Edital de Candidatura.

Propinas:

2 750 €/anual