David Goldberg bio

O Professor Sir David Goldberg efectuou a licenciatura e o doutoramento em medicina na Universidade de Oxford, no Reino Unido. Depois de completar a especialidade de Psiquiatria no Maudsley Hospital (Londres), foi para Manchester, onde durante mais de 20 anos foi chefe do departamento de psiquiatria e ciências do comportamento. Em 1993, regressou ao Maudsley Hospital como professor de psiquiatria e coordenador de investigação e desenvolvimento. É membro do Hertford College (Oxford), King's College (Londres) e da Academy of Medical Sciences.
O Professor David Goldberg dedicou grande parte da sua vida profisional ao ensino de competências em saúde mental para médicos de diversas áreas, nomeadamente para médicos de família, assim como à melhoria da qualidade dos serviços para pessoas com perturbações psiquiátricas graves. Foi consultor do Departamento de Saúde no Reino Unido para a área de desenvolvimento de serviços, e também da Organização Mundial de Saúde. Em 2009, o Royal College of Psychiatrists atribuiu-lhe um prémio de reconhecimento pela excelência da sua carreira profissional.
O Professor David Goldberg é um especialista em re-design dos serviços de saúde mental, com particular ênfase na investigação dos determinantes de vulnerabilidade que predispõem para a ocorrência de depressão e no treino de médicos de de família, com o objectivo de melhorar a detecção de morbilidade psiquiátrica e a prestação de cuidados na área dos Cuidados de Saúde Primários. Enquanto investigador, foi o autor de uma das conceptualizações mais importantes sobre as vias de acesso (trajectos e filtros) dos indivíduos com sofrimento psicológico através dos diversos níveis de prestação de cuidados (modelo de Goldberg e Huxley), que tem tido um impacto crucial na reformulação dos modelos organizativos dos serviços de saúde mental.
Simultaneamente, dedicou-se a investigar as dimensões da comunicação entre os médicos de família e os seus pacientes, tendo aplicado extensamente esses princípios ao treino de profissionais, tanto na Europa como em países em desenvolvimento. Foi coordenador do Guideline Development Group for Depression, é actualmente responsável no NICE pela Guideline for Depression in Physical Diseases e lidera ainda o Grupo de Trabalho da OMS sobre Saúde Mental e Cuidados de Saúde Primários, realizando estudos de campo clínicos utilizando as guidelines de diagnóstico propostas para a ICD-11.
Enquanto médico, pedagogo, investigador e perito em políticas de saúde mental, o Professor David Goldberg é uma das figuras mais marcantes a nível mundial da psiquiatria e saúde mental, tendo desenvolvido um trabalho de décadas de excelência e enorme impacto.