FALECIMENTO DO PROFESSOR DOUTOR NUNO CORDEIRO FERREIRA (EX- DIRETOR)

Profº Nuno Cordeiro Ferreira

Para conhecimento da comunidade académica da NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM), é com enorme pesar que a Direção lamenta informar que faleceu ontem, dia 6 de janeiro de 2018, o Sr. Professor Doutor Nuno Tornelli Cordeiro Ferreira, Professor Catedrático Jubilado de Pediatria da NMS|FCM.

Informa-se que o corpo estará em câmara ardente na capela do Colégio São João de Brito, ao Lumiar, a partir das 20h30 de domingo, estando a missa de corpo presente marcada para segunda-feira, dia 8 de janeiro, às 12h00.

O falecimento do Professor Nuno Cordeiro Ferreira representa o desaparecimento de uma grande figura clínica e académica da pediatria portuguesa, que esteve na origem da modernização e da internacionalização da especialidade no nosso país. Pode dizer-se que o Professor Nuno Cordeiro Ferreira se situou sempre na primeira linha na promoção dos grandes progressos da pediatria moderna e deve ser, em primeiro lugar, lembrado e homenageado como tal. Para ele o Hospital de D. Estefânia era a sua segunda casa, que partilhou com gerações e gerações de médicos que ajudou a formar e que estimulou para que fossem, como aconteceu, pediatras de grande qualidade nos diversos domínios da especialidade. No Hospital de D. Estefânia desempenhou os cargos de Diretor do Serviço de Urgência (1974), Diretor Clínico (1978-88) e Diretor do Serviço Universitário de Pediatria (1981-1996). A sua ligação ao Hospital de D. Estefânia prolongou-se naturalmente para os Hospitais Civis de Lisboa (HCL), onde desempenhou importantes funções de coordenação clínica e de gestão. Foi Presidente da Sociedade Médica dos HCL (1984-86), Coordenador do Ensino Pós-Graduado (1985-88), tendo sido nomeado Coordenador dos Hospitais Civis de Lisboa em 1996. Ocupou cargos de direção em diversas associações profissionais de reconhecido prestígio, tanto a nível nacional como internacional. Simultaneamente, foi também um “clínico da cidade”, tendo exercido a sua atividade profissional, como pediatra de referência a nível nacional, durante mais de cinquenta anos.

A sua outra grande paixão foi a Universidade, que serviu com igual empenho, competência e dedicação. A Universidade NOVA de Lisboa em geral, e a NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas em particular, foram instituições onde exerceu cargos de direção e de coordenação, ao mais alto nível, durante várias décadas. Professor Catedrático de Pediatria a partir de 1978, foi membro da Comissão Instaladora da FCM desde 1977, Presidente do Conselho Pedagógico entre 1979 e 1984, Presidente do Conselho Científico entre 1984 e 1990 e Diretor entre 1990 e 1996, ano da sua jubilação. É também de assinalar que exerceu, entre 1980 e 1983, o importante cargo de Diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, sendo o principal responsável pela legislação que permitiu a integração do IHMT na UNL - se a ligação à NMS|FCM se traduziu na formalização do ensino da pediatria no currículo pré-graduado da licenciatura médica, o seu papel no IHMT foi essencial para a integração institucional na universidade portuguesa. De igual modo importante, embora menos formal, foi o seu papel na integração da Escola Nacional de Saúde Pública na Universidade Nova de Lisboa.

Esta partilha entre a atividade clínica pediátrica e as funções académicas e de gestão universitária foi muito importante para a consolidação da NMS|FCM e para o reconhecimento nacional do ensino médico na UNL, que teve sempre nele um defensor empenhado e disposto a fazer chegar a sua voz, respeitada na sociedade portuguesa, para defender o prestígio da nossa instituição. O Professor Nuno Cordeiro Ferreira foi também um gerador de consensos, qualidade que punha em prática com paciência e discrição, ouvindo sempre todas as partes envolvidas. Gostava de saber o que se passava à sua volta e não hesitava em perguntar até ficar esclarecido. Depois, e só depois, agia. Foi assim no hospital, na faculdade e na vida.

O Professor Nuno Cordeiro Ferreira foi uma figura ímpar na sociedade portuguesa como médico, como académico e como cidadão, e um dos pilares fundamentais da construção e desenvolvimento da NMS|FCM.

À sua família e amigos, em especial ao Prof. Gonçalo Cordeiro Ferreira, a Direção, o pessoal docente e não-docente, os investigadores e os estudantes da NMS|FCM apresentam as suas mais sentidas condolências.