FameLab 2018 - NMS-Pavilhão do Conhecimento

É apaixonado por ciência? Gosta de comunicar e contar histórias? Acha que consegue explicar um tema científico para um público não especializado em apenas 3 minutos?

Se a resposta é sim para todas estas questões, então o FameLab é definitivamente o concurso para si!

O FameLab é um dos maiores concursos de comunicação de ciência no mundo, onde o objetivo é cada participante conseguir em apenas 3 minutos comunicar um tema sobre ciência para uma audiência não especializada de uma forma envolvente. Para isso, é apenas possível recorrer à palavra e ao gesto e deixar os suportes audiovisuais completamente de lado.

O FameLab foi criado em 2005 pelos Cheltenham Festivals para identificar e cultivar talentos em comunicação de ciência e desde 2007 que a parceria com o British Council tem fortalecido o crescimento internacional do concurso. O FameLab Internacional já chegou a mais de 30 países em toda a Europa, Ásia e África, e todos os anos dá oportunidade a centenas de cientistas de se envolverem com a comunicação de ciência.

Em Portugal é desde 2010 que este concurso é organizado pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica em parceria com o British Council e nesta edição as Universidades e Centros de Ciência Viva juntam-se à organização do concurso.

A NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM) associou-se ao Pavilhão do Conhecimento nesta 9ª edição e está a organizar as eliminatórias regionais.

Esclareça as suas dúvidas através das seguintes Q&A:

O que é?
A NMS|FCM está a organizar uma eliminatória regional do FameLab com o Pavilhão do Conhecimento. Os candidatos têm apenas 3 minutos para apresentar um tema científico para uma audiência leiga sem recurso a nenhum tipo de suporte multimédia.

Quem pode participar?
Os candidatos devem ter mais de 18 anos, viver em Portugal, trabalhar ou estudar em ciência e/ou tecnologia e falar fluentemente português e inglês. Este concurso não é destinado a profissionais de comunicação ou artes.

Quando e como?
1. Seleção dos vídeos [até 9 de fevereiro, online]. Os candidatos enviam a sua comunicação em formato de vídeo para seleção através do site do FameLab. Serão selecionados 10-25 participantes para a eliminatória regional.
2. Eliminatória da NMS|FCM-Pavilhão do Conhecimento [24 de fevereiro, NMS]. Os candidatos selecionados participarão presencialmente na eliminatória da NMS|FCM-Pavilhão do Conhecimento, e serão selecionados 2-4 candidatos para a semifinal nacional.
3. Semifinal Nacional [18 de março, Pavilhão do Conhecimento]. Os candidatos de todas as eliminatórias regionais apresentam a sua comunicação para um júri e público e serão selecionados os 10-15 finalistas.
4. Masterclass [7 e 8 de abril, Pavilhão do Conhecimento]. Os finalistas nacionais irão participar num curso intensivo no Pavilhão do Conhecimento com um conhecido especialista na área de comunicação de ciência.
5. Final Nacional [a ser definido]. Apresentação ao vivo, perante público e júri. O vencedor nacional representará Portugal na Final Internacional.
6. Final Internacional [5 a 10 de junho, Reino Unido]. O vencedor português participará no Festival de Ciência de Cheltenham no Reino Unido.

Ainda tenho dúvidas, com quem posso esclarecer?
Através de e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou através do número 218 803 112 (extensão 26060) ou 218 803 053 (extensão 20453).

Quem é a comissão organizadora?
NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas – GACIM (Ana Barros, Maria S. Correia e Rosário Pinheiro)
Investigadores Principais do CEDOC-NMS (César Mendes, Paula Macedo, Paulo Pereira)
Pavilhão do Conhecimento

O regulamento pode ser consultado aqui: http://www.famelab.pt/regulamento.html

Faça parte da 9ª Edição do FameLab Portugal 2018! Envie o seu vídeo até 9 de fevereiro de 2018.

Para mais informações consultar o site oficial do FameLab.