FALECIMENTO DO PROFESSOR DOUTOR RAMIRO ÁVILA

ávila

É com enorme pesar que a Direção da NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas lamenta informar que faleceu o Professor Doutor Ramiro Vitorino Pereira Goulart de Ávila, Professor Catedrático Jubilado da NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas.

À sua família e amigos, a Direção, o Pessoal Docente e Não Docente, os Investigadores e os Estudantes da NMS|FCM, apresentam as suas sentidas condolências.

Informa-se que o corpo estará em câmara ardente, a partir das 18h00 de amanhã (15 de fevereiro), na Igreja de São João de Deus, em Lisboa.

Na sexta feira (16 de fevereiro) será celebrada uma missa às 10h00 e o funeral seguirá depois para o Cemitério do Lumiar.

"O Senhor Professor Ramiro Vitorino Pereira Goulart de Ávila nasceu no Faial a 23 de Outubro de 1940, tendo vindo para Lisboa para terminar os estudos liceais e ingressar na Faculdade de Medicina de Lisboa, onde se licenciou. Iniciou uma brilhante carreira hospitalar e académica na Clínica Universitária de Pneumologia do Hospital de Santa Maria e na Faculdade de Medicina Lisboa, onde se manteve até 1981 e atingiu os graus de Chefe de Serviço de Pneumologia e de Professor Catedrático.

Nessa data transferiu-se para o Hospital de Pulido Valente, como Chefe de Serviço de Pneumologia e Professor Catedrático de Pneumologia da Faculdade de Ciências Médicas. Em ambas as instituições deixou notáveis marcas do seu dinamismo. No Hospital de Pulido Valente à época ainda com acentuadas marcas do seu passado como Sanatório, promoveu a sua completa renovação e modernização das instalações, das valências aí existentes e com uma dinâmica nas áreas clínicas, na investigação e na actividade académica marcantes.

Sob a sua Direcção o Hospital de Pulido Valente e particularmente a Pneumologia, atingiram um elevado nível científico, reconhecido e respeitado por todos. Também na Faculdade de Ciências Médicas o ensino da Pneumologia atingiu o seu apogeu. Relembro aqui o seu papel na criação do Centro de Estudos de Patologia Respiratória que esteve na génese do actual CEDOC, mas muitas mais acções poderia aqui citar.

Saliento a sua visão na implementação da Pneumologia por todo o País, iniciativa nem sempre compreendida, mas que transformou completamente o panorama da Pneumologia nacional.

Teve também papel relevante noutras actividades, nomeadamente como Presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia tendo criado as Comissões de trabalho, Vice presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, Presidente da Associação Nacional de Tuberculose e Doenças Respiratórias, Presidente da Comissão Nacional de Luta Contra a Tuberculose, Fellow e Regent do American College of Chest Direases e membro de diversas outras sociedades científicas. Publicou centenas de trabalhos científicos em publicações nacionais e estrangeiras e recebeu diversas distinções, nomeadamente a Medalha Forlanini, a Medalha de Ouro do Ministério da Saúde e a medalha de Ouro da Sociedade Portuguesa de Pneumologia."

Professora Doutora Maria João Marques Gomes
(Professora Catedrática aposentada da NMS|FCM)