Conceição Calhau

Professora Associada com Agregação

Coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição na NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (NMS|FCM).
Coordenadora da Unidade Universitária Lifestyle Medicine da José Mello Saúde (CUF) by NOVA Medical School.
Professora Associada com Agregação da NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas
Presidente do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Nutricionistas
Licenciada em Ciências da Nutrição em 1996 pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
Doutorada em Biologia Humana em 2002 e Agregada em Metabolismo Clínica e Experimentação em 2010, ambos os graus obtidos na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).
Envolvida no ensino na Universidade do Porto desde 1996, no Departamento de Bioquímica da FMUP, onde lecionou as disciplinas de Bioquímica, de Nutrição e de Toxicologia Alimentar.
Atualmente responsável pela disciplina de Nutrição e Metabolismo do Mestrado Integrado em Medicina na NMS.
Investigadora CINTESIS, Coordenadora da linha de investigação Medicina Preventiva & Desafios Societais, da qual fazem parte seis grupos de investigação (ProNutri – Nutrição e Programação Metabólica; PrimeCare – Investigação em Cuidados de Saúde Primários; NursID – Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem; ManEthics – Ética e Gestão da Saúde; Charter – Desafios e Estratégia em Investigação em Saúde; AgeingC – Envelhecimento)
As suas principais áreas de interesse de investigação, de translação, têm sido os compostos bioativos presentes na alimentação, como os polifenóis, os ácidos gordos ómega 3, os alteradores endócrinos na disfunção metabólica. Tem estado envolvida em diversos projetos de investigação financiados sobretudo pelo governo português e envolvendo a indústria agro-alimentar.
É autora de mais de 120 publicações indexadas no ISI (orcid.org/0000-0001-9567-3379; Scopus Author ID: 6701578877), tendo participado em cerca de 70 conferências por convite. Orienta mais de 8 estudantes de doutoramento, tendo 13 já terminado
com sucesso a sua dissertação.
Inscrita na Ordem dos Nutricionistas (0572N), Presidente da Comissão de Estágios à Ordem (2013-2015) e membro do Conselho Geral da Ordem (2013-2015).
Membro consultor de diversas sociedades científicas e médicas.