INVESTIGAÇÃO ANIMAL

1) Declaração de Posicionamento

A NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM) é signatária do Acordo de Transparência sobre a Investigação Animal em Portugal. Esta é uma iniciativa apoiada pela comunidade científica em colaboração com a European Animal Research Association (EARA) para promover transparência e abertura sobre o uso de animais na investigação biomédica pelo nosso país.

A investigação animal desempenha um papel essencial no conhecimento dos mecanismos biológicos que estão envolvidos em doenças e no desenvolvimento de tratamentos e novas terapias. Sem o recurso à experimentação animal na investigação biomédica a maioria dos medicamentos, antibióticos, vacinas e técnicas cirúrgicas que são aplicados na medicina humana e veterinária não existiriam.

Uma parte do trabalho científico desenvolvido na NMS|FCM e que contribui para o melhoramento da área biomédica é devido à utilização de animais na investigação. Nos nossos projetos científicos usamos modelos de roedores, mosca da fruta e peixe zebra para perceber as causas de várias patologias crónicas, desde a diabetes e cancro até a doenças autoimunes raras.

O bem-estar dos animais usados na investigação é uma questão fundamental e a investigação desenvolvida na nossa instituição respeita rigorosamente a norma Portuguesa (Decreto-lei nº113/2017, de 7 de agosto) e Europeia (Diretiva nº 63/2010/EU) que regulamentam o uso de animais na investigação.

O uso humano de animais na investigação realizada na NMS|FCM cumpre com os padrões legais e é revisto pelo Comité de Ética e Órgão responsável pelo bem-estar animal que promove o princípio dos 3 Rs (Substituição, Redução e Refinamento). Nenhum projeto de investigação que precise de usar animais inicia sem uma avaliação tanto do bem-estar animal como uma avaliação ética e ainda uma autorização da autoridade competente. É também assegurado que tanto as pessoas responsáveis pelo trato dos animais como os investigadores envolvidos na experimentação animal têm o treino e conhecimento necessário para realizar investigação com animais.

Acordo de Transparência sobre Investigação Animal em Portugal


2) A Investigação em Animais na NMS|FCM

No Centro de Estudos de Doenças Crónicas (CEDOC) existem vários grupos de investigação que usam modelos animais para os seus estudos.
Mais informação aqui


3) Links de Interesse