INVESTIGAÇÃO ANIMAL

Declaração de Posicionamento

A NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM) é signatária do Acordo de Transparência sobre a Investigação Animal em Portugal. Esta é uma iniciativa apoiada pela comunidade científica em colaboração com a European Animal Research Association (EARA) para promover transparência e abertura sobre o uso de animais na investigação biomédica pelo nosso país.

A investigação animal desempenha um papel essencial no conhecimento dos mecanismos biológicos que estão envolvidos em doenças e no desenvolvimento de tratamentos e novas terapias. Sem o recurso à experimentação animal na investigação biomédica a maioria dos medicamentos, antibióticos, vacinas e técnicas cirúrgicas que são aplicados na medicina humana e veterinária não existiriam.

Uma parte do trabalho científico desenvolvido na NMS|FCM e que contribui para o melhoramento da área biomédica é devido à utilização de animais na investigação. Nos nossos projetos científicos usamos modelos de roedores, mosca da fruta e peixe zebra para perceber as causas de várias patologias crónicas, desde a diabetes e cancro até a doenças autoimunes raras.

O bem-estar dos animais usados na investigação é uma questão fundamental e a investigação desenvolvida na nossa instituição respeita rigorosamente a norma Portuguesa (Decreto-lei nº113/2017, de 7 de agosto) e Europeia (Diretiva nº 63/2010/EU) que regulamentam o uso de animais na investigação.

O uso humano de animais na investigação realizada na NMS|FCM cumpre com os padrões legais e é revisto pelo Comité de Ética e Órgão responsável pelo bem-estar animal que promove o princípio dos 3 Rs (Substituição, Redução e Refinamento). Nenhum projeto de investigação que precise de usar animais inicia sem uma avaliação tanto do bem-estar animal como uma avaliação ética e ainda uma autorização da autoridade competente. É também assegurado que tanto as pessoas responsáveis pelo trato dos animais como os investigadores envolvidos na experimentação animal têm o treino e conhecimento necessário para realizar investigação com animais.

ACORDO DE TRANSPARÊNCIA SOBRE INVESTIGAÇÃO ANIMAL EM PORTUGAL

A INVESTIGAÇÃO EM ANIMAIS NA NMS|FCM

Na NMS, quando não há outras alternativas, a investigação biomédica de várias áreas relevantes, por vezes são utilizados modelos animais. Estamos fortemente comprometidos com as melhores práticas de bem-estar animal e seguimos os mais altos padrões regulatórios e princíos humanos. Os nossos investigadores esforçam-se por usar o mínimo número de animais possível e procuram ativamente técnicas para desenvolver os seus procedimentos de experiências. Veja aqui alguns exemplos de laboratórios e projetos de investigação com cinco modelos de animais que acolhemos:

ORBEA - Órgão Responsável pelo Bem-Estar dos Animais

CASO DE ESTUDO CEDOC-NMS PARA O RELATÓRIO Da comissão EUROPEia

Caso de estudo: "Electronic modulation used in rats to treat diabetes" (ing.) Ver video do caso de estudo

Relatório da Comissão Europeia: "2019 report on the statistics on the use of animals for scientific purposes in the Member States of the European Union in 2015-2017"

Experiências em laboratório. Portugal usou mais de 40 mil animais num ano.

Links de Interesse