Gabinete de Doação e Cadáveres

O Gabinete de Doação de Cadáveres da NOVA Medical School possibilita a qualquer pessoa, maior de idade, doar o corpo à Ciência.

De acordo com o Decreto Lei 274/99, de 22 de julho, os corpos que são aqui doados têm como única finalidade a investigação e o ensino pré e pós graduado da Faculdade.

O Professor Doutor Diogo Pais, coordenador do Gabinete lembra que:
"
O Teatro Anatómico é o lugar onde a morte se alegra em auxiliar a vida

Alguns pontos que deve saber sobre a doação de cadáveres:

- Não tem custos para o doador, nem familiares;
- A doação é benévola (não envolve qualquer lucro para o doador);
- Qualquer pessoa maior de idade tem o direito de doar o seu corpo à ciência;
- Os corpos têm como finalidade a investigação e o ensino pré e pós graduado de acordo com o Decreto Lei 274/99

Para fazer a doação é necessário:

- Declaração de Doação de Cadáver
- Reconhecimento a assinatura pelo Notário

Contactos para doação:

Gabinete de Doação de Cadáveres

Coordenador:
Professor Doutor Diogo Pais

Secretariado:
Maria Luísa Frade / Maria Teresa Sousa
E-mail:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  / Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel. +351 218 803 039/40

Horário:
2ª a 6ª feira: 9.30h-12.30h e 14.00h-16.00h

A importância de doar o corpo à ciência:

A dissecção anatómica ocupa na formação de um estudante de Medicina um lugar muito especial que, pela singularidade dos procedimentos empregues e dos objectivos que se propõe atingir, merece um lugar de destaque. (Sociedade Anatómica Portuguesa | Associação Anatómica Portuguesa)