Prémios e Distinções 2019-2020

Investigadora e aluna Catarina Rodrigues
Recebe Bolsa SPDM Recordati Rare Diseases, atribuída pela Orphan Europe / Recordati Rare Disease, no valor de 3 mil euros, com o projeto intitulado "Does phenylalanine restricted diet impacts microbiota in patients with phenylketonuria?", coordenado por Júlio César Rocha, Professor de Nutrição e Metabolismo da NOVA Medical School e investigador do polo CINTESIS@NOVA
Esta bolsa
visa incentivar o desenvolvimento de projetos que se relacionem com a terapêutica nutricional nas Doenças Hereditárias do Metabolismo.

Este estudo resulta de uma colaboração com o Centro de Referência de Doenças Hereditárias do Metabolismo, do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte em articulação com o grupo de Nutrição e Metabolismo da NOVA Medical School liderado pela Professora Doutora Conceição Calhau. Será realizado numa população adulta, focado no microbiota intestinal. Os objetivos deste projeto, inovador e de extrema importância, são:
1) estudar qual o impacto da condição genética e metabólica que caracteriza a doença no microbiota intestinal;
2) avaliar o impacto da alimentação restritiva em fenilalanina no microbiota intestinal.

Doutora Cláudia Santos
Recebe "Prémio Inovação", atribuido pela Associação Nacional de Produtores de Mirtilo, durante o 9º Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo, no âmbito do estudo das relações entre a alimentação e a prevenção de doenças neurodegenerativas e o estudo específico do Mirtilo como um dos alimentos com potencial influência na prevenção destas doenças.

Esta investigação alia a investigação científica à produção agrícola nacional, contribuindo assim para o desenvolvimento de relações entre a academia, o meio empresarial e a sociedade em geral.

Professor Pedro Soares Branco
E a sua Equipa Interdisciplinar de Medicina Regenerativa Músculo-esquelética do CHULC*, vence edição inaugural da Gofeld Academic Scholarship Award, com o projeto intitulado "Standardization and 6-month Preliminary Clinical Data on a New Freeze-Thawing Technical Protocol for LP-PRP Preparation and Cryopreservation".

O galardão foi atribuído por unanimidade pelo júri entre três finalistas, facto que revela o reconhecimento pela comunidade científica da técnica pioneira a nível mundial que o grupo tem vindo a desenvolver com vista ao tratamento da dor crónica, patologia que abrange uma elevada percentagem da população em todo o mundo.

Este prémio internacional da World Academy of Pain Medicine Ultrasonography (WAPMU) que distingue trabalhos inovadores na área da Medicina da Dor, enaltece não só o Centro Hospitalar Universitáario de Lisboa Central (CHULC), como também a NOVA Medical School que trabalha diariamente de perto com o Hospital e seus profissionais e conta com o Professor Pedro Soares Branco como seu docente.

*Professor Pedro Soares Branco - CHULC e NMS; Dr. André Caiado - CHULC; Dr. Luís Horta - CHULC; Dr. Sérgio Gonçalves - CHULC; Dr. Guilherme Ferreira dos Santos - CHULC
+ info

A Faculdade felicita todos os galardoados pelas distinções que refletem o reconhecimento público dos seus méritos.

Mais Prémios e Distinções: 2018-2019

Mais Prémios e Distinções: 2017-2018