DOUTORAMENTO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

The more you know

destaque_health_Sciences-02.jpg

Apresentação

O recente programa de Doutoramento pretende ser uma referência nacional e internacional de elevada qualidade em Ciências da Saúde, estimulando o desenvolvimento de projetos de investigação de elevada qualidade a nível internacional, promovendo a interdisciplinaridade nesta vasta e importante área de estudo, tirando partido das competências e recursos existentes de excelência pelas suas diretrizes de investigação: Doenças Crónicas e Envelhecimento; Saúde e Nutrição da População; Novas terapias celulares e moleculares.

O ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor em Ciências da Saúde permite uma formação baseada na investigação e no desenvolvimento de competências complementares nas áreas da medicina, biomedicina e áreas científicas e tecnológicas afins, privilegiando a inter e multidisciplinaridade às questões científicas com impacto na saúde humana, tendo como principail alicerce o CEDOC - Centro de Estudos de Doenças Crónicas e as Unidades de Investigação financiados pela FCT a seus afiliados, iNOVA4Health, CHRC e ToxOmics.

Objetivos gerais

O Doutoramento em Ciências da Saúde pode ser realizado nas seguintes especialidades: Medicina e Biomedicina

Este Programa pretende formar uma nova geração de investigadores médicos e não-médicos com uma perspetiva abrangente da investigação em ciências da saúde, encorajando a inter-multidisciplinaridade e promover projetos de elevado mérito científico e técnico.

O estudante será encorajado a identificar as áreas de investigação com maior potencial científico, tecnológico e impacto. Em termos metodológicos, o estudante deverá ser capaz de identificar uma questão científica atual e pertinente, elaborar uma proposta de um projeto de investigação científica, inovadora e competitiva, de acordo com os mais exigentes padrões de qualidade científica, integrando de forma coerente as metodologias experimentais que melhor respondem às questões científicas levantadas.

Durante o ciclo de estudos, o estudante será também treinado a avaliar e discutir outros projetos nesta área, completando a sua formação científica e como "peer-reviewer", outra competência essencial na atividade de investigação.

Coordenador do Programa

Miguel Seabra

Duração do Programa

Critérios de Admissão

Medicina: Licenciatura, Mestrado ou equivalente em Medicina;

Biomedicina: Licenciatura, mestrado ou equivalente em Odontologia, Ciências Farmacêuticas, Biologia, Bioquímica, Fisioterapia de Enfermagem, Tecnologias da Saúde ou outras áreas das Ciências da Saúde.

Critérios de Seleção
__________________________________

As candidaturas que cumpram os requisitos de admissão serão analisadas, selecionadas e avaliadas pelo júri, através de uma análise curricular e após entrevista individual com cada candidato.

Propinas

Candidatura:
Matrícula: 35€
Frequência: €2750 / anual
(15% desconto para atuais e ex-alunos e professores / assistentes / investigadores da NMS)
Seguro escolar: 14€

Estrutura Curricular e Plano de Estudos