Estudantes LCN
ERASMUS+ ESTUDOS
O Programa Erasmus+ é uma iniciativa da Comissão Europeia que teve início em 1987 e no qual participam os 28 Estados-membros, a Antiga República Jugoslava da Macedónia, a Islândia, o Listenstaine, a Noruega e a Turquia. Com 3100 Instituições de Ensino Superior participantes, 2 milhões de alunos já aproveitaram esta oportunidade para viver uma experiência no estrangeiro e aprofundar o seu conhecimento das diferentes realidades existentes no espaço europeu.
A mobilidade efectua-se ao abrigo de acordos previamente assinados entre Universidades parceiras às quais o estudante se pode candidatar, de acordo com as vagas existentes, para efectuar um período de mobilidade mínimo de 3 meses e máximo de 12 meses.
Recomenda-se que à data do concurso os alunos se encontrem familiarizados com o regulamento do Programa Erasmus+ onde poderão encontrar informação, entre outra, sobre a metodologia da atribuição das vagas e sobre os seus direitos e obrigações na qualidade de estudantes Erasmus.
A colocação de um estudante numa vaga não significa necessariamente a atribuição de bolsa, pois tal dependerá da existência de financiamento.
ACORDOS DE COOPERAÇÃO
A Secção de Intercâmbio e Mobilidade tem procurado desenvolver uma rede estruturada de Acordos de Cooperação, privilegiando a América Latina. Ao abrigo destes Acordos, os alunos da FCM|NMS poderão, mediante a apresentação de candidatura prévia, efetuar períodos de mobilidade em diversas Instituições de Ensino Superior que integram a lista de acordos em vigor: ACORDOS DE COOPERAÇÃO 2021-2022
As candidaturas online para Acordos de Cooperação devem ser formalizadas junto da DA-SIM, sendo a seriação dos candidatos efetuada através da média de curso à data da candidatura e, em caso de empate, de atividades extracurriculares.
Este programa permite aos alunos efetuar um período de mobilidade nas universidades participantes:
a) Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (1 vaga por semestre)
Calendarização 2021/2022
• Anúncio dos resultados (Moodle) - 19/02/2021
• Início do prazo para desistências - 20/02/2021
• Fim do prazo para desistências (até às 23h59) - 23/02/2021
• Candidaturas à 2ª fase do Concurso - 24/02/2021 a 02/03/2021 (até às 23h59)
(APENAS para estudantes NÃO colocados na 1ª fase)
• Anúncio dos resultados (Moodle) - 05/03/2021
• Prazo para desistências 2ª fase (até às 23h59) - 08/03/2021
Documentos informativos:
Documentos a preencher para a candidatura:
- Ficha de candidatura online (1ª fase): No Moodle »» Secção de Intercâmbio e Mobilidade »» Outgoing »» 2021-2022»» Concurso Erasmus+ Estudos e Acordos De Cooperação 2021/2022 »» 1ª Fase do Concurso
- Após submissão da Candidatura, deve fazer o upload do seu Curriculum Vitae (preferencial Europass) atualizado com FOTO e em inglês, e do Comprovativo de Bolseiro dos Serviços de Acção Social (se aplicável) até às 23h59 de 16/02/2021 no Moodle »» Secção de Intercâmbio e Mobilidade »» Outgoing »» 2021-2022»» Concurso Erasmus+ Estudos e Acordos De Cooperação 2021/2022 »» Upload dos Documentos para Formalização da Candidatura
- Ficha de candidatura online (2ª fase) No Moodle »» Secção de Intercâmbio e Mobilidade »» Outgoing »» 2021-2022»» Concurso Erasmus+ Estudos e Acordos De Cooperação 2021/2022 »» 2ª Fase do Concurso
ERASMUS+ ESTÁGIOS
Esta vertente do Programa Erasmus tem carácter exclusivamente prático, pelo que apenas se aplica a estudantes de 4º ano. Cabe ao interessado iniciar o contacto com uma instituição de acolhimento (necessariamente um hospital universitário), uma vez que os Estágios Erasmus não têm por base acordos prévios entre universidades. O período de mobilidade pode situar-se entre o mínimo de 60 dias e máximo de 12 meses.
BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES
(em actualização)
O Programa de “Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Licenciatura e Mestrado” é um programa impulsionado pelo Grupo Santander com o qual se pretende reforçar a mobilidade e o intercâmbio de estudantes entre universidades ibero-americanas, condição necessária para avançar para a construção de um espaço ibero-americano do conhecimento socialmente responsável.
As universidades participantes do Programa são as Universidades da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Perú, Portugal, Porto Rico e Uruguai com convénio de colaboração em vigor com o Santander LISTA DE UNIVERSIDADES PARTICIPANTES 2021 (em actualização). A distribuição das vagas disponíveis pelas Unidades Orgânicas da NOVA é da responsabilidade da Reitoria e a divulgação das mesmas não tem prazo definido. REGULAMENTO BOLSAS SANTANDER IBERO-AMERICANAS 2021 (em actualização).
Todos os estudantes que desejam inscrever-se neste Programa, poderão o fazer através do link https://www.becas-santander.com/pt/program/bolsa-ibero-americanas e até ao dia (em actualização). Mais se informa que, os alunos que se inscrevam através desta plataforma, devem OBRIGATORIAMENTE candidatar-se ao concurso Erasmus+ e Acordos de Cooperação 2021-2022, a iniciar a 08/02/2021.
INSCRIÇÕES BOLSAS SANTANDER 2021 (em actualização)
Outra vertente da mobilidade é o estatuto de free-mover, que permite que um aluno da FCM|NMS possa efetuar disciplinas/estágios isolados numa Universidade que concorde em acolhê-lo, mesmo não existindo acordo. Estas colocações não são sujeitas a concurso e são da responsabilidade do aluno.
O aluno deve contactar a Universidade pretendida e aferir quais os requisitos para a sua aceitação. Deve, no entanto, informar a Secção de Intercâmbio e Mobilidade das suas diligências e fornecer os programas das unidades curriculares que pretende efetuar, para que os mesmos sejam submetidos à aprovação do Coordenador dos Programas de Mobilidade para efeitos de creditação.
A SIM prestará o apoio administrativo necessário e deverá ficar com uma cópia do processo de candidatura do aluno.
Os alunos interessados neste tipo de mobilidade deverão impreterivelmente consultar o Regulamento para Estudantes Free-mover da NMS|FCM e observar estritamente os regulamentos das Universidades de acolhimento.
- LA Studies - FREE MOVERS
- LA Studies - FREE MOVERS_AFTER
- LA Traineeships - FREE MOVERS
- LA Traineeships - FREE MOVERS_AFTER
*********************************************************************************************************
INTERCÂMBIOS DE VERÃO (IFMSA)
Recentemente a Secção de Intercâmbio e Mobilidade passou a receber pedidos de creditação de estágios de Verão que os alunos da FCM|NMS façam através da International Federation of Medical Students' Associations (IFMSA). Estes intercâmbios podem ser clínicos ou científicos e permitem unicamente a creditação à Opcional Livre do ano académico seguinte.
O aluno deve enviar o pedido de creditação por email ( Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ) até um mês antes da data de início do estágio. Esse pedido deve conter a seguinte informação: carta de aceitação; ano que vai frequentar; tipo de estágio; indicação do hospital universitário ou universidade de acolhimento e nº de horas de contacto que irá fazer.
A SIM facultará a todos os alunos o formulário que devem obrigatoriamente trazer preenchido, assinado e carimbado pela instituição de acolhimento.
Os alunos interessados neste tipo de mobilidade deverão consultar o Regulamento para Estudantes Free-mover da NMS|FCM e observar estritamente os regulamentos das Universidades de acolhimento e condições da IFMSA.
Documentos informativos: