UNICA Student Conference 2021

Development_2_480x320.png

Convidam-se os alunos da NOVA a apresentar candidatura para representar Portugal na 10.ª edição da "UNICA Student Conference" que terá lugar de 18 a 21 de julho 2021 na NOVA. Apenas 10 estudantes da NOVA serão selecionados para fazer parte da delegação de Lisboa. As candidaturas decorrem até dia 28 de fevereiro!

Esta edição será dedicada aos desafios que as universidades estão a enfrentar durante a pandemia de COVID-19, mas também às oportunidades inerentes às universidades no sentido de se reinventarem e serem capazes de gerar um impacto significativo para construir uma sociedade global cada vez mais sustentável. O tema escolhido para esta Conferência - "Transforming Your University in the post COVID-19 age" - prioriza a visão e as ideias dos alunos sobre como a universidade em si própria se deve adaptar e transformar numa sociedade global pós-pandémica.

O tema principal será abordado nos dez fóruns de discussão listados abaixo

1. Ciência na cidade

2. Universidades igualitárias, diversificadas e inclusivas

3. A posição da Europa na política mundial

4. Redes sociais e sociedades europeias

5. Sociedades mais sustentáveis: o papel das universidades

6. Estudantes internacionais: envolvimento com as comunidades locais

7. Como podem as universidades e as cidades trabalhar em conjunto para melhorar a vida dos alunos?

8. Aprendizagem formal e informal: abordagens pedagógicas inovadoras espoletadas pela crise da COVID-19

9. Educação interdisciplinar e transdisciplinar

10. Empregos na sociedade digital: o papel das universidades

Combinando apresentações, grupos de discussão e atividades sociais, a Conferência oferece aos estudantes uma oportunidade única de conhecerem os seus colegas de outros países Europeus e partilharem as suas perspetivas acerca de temas importantes num meio que lhes é comum. Os alunos são também incentivados a formularem opiniões e recomendações que poderão ser capitalizadas pela UNICA ou stakeholders, dando a origem a novos desafios e iniciativas.

Todas as atualizaçoes na página da Conferência aqui.

Sobre a Conferência de Estudantes UNICA

Iniciada em 2000 pela Freie Universität Berlin, a primeira universidade a defender o envolvimento dos estudantes nas atividades da rede, a Conferência de Estudantes UNICA é já uma tradição da UNICA. A iniciativa tem lugar a cada 2-3 anos, reunindo cerca de 200 a 300 alunos de universidades membros da UNICA. Com o entusiasmo e as ideias dos estudantes, espera-se dinamizar a rede.

Mais informações sobre as edições anteriores da Conferência aqui

Sobre a UNICA

A UNICA é uma rede institucional de universidades sediadas em capitais da Europa. Fundada em 1990, é atualmente composta por 55 universidades de 38 capitais europeias, congregando mais de 180 mil funcionários universitários e 2 milhões de alunos.

Mais informações aqui