Prémios e Distinções 2020-2021

Investigador João Conde indicado como um dos autores mais citados em Nanotecnologia e Nanociência

“Uma lição de humildade, gratificante e empolgante”:  estas foram as palavras usadas  por João Conde, investigador principal do grupo de Nanomedicina em Cancro, para descrever o fato de fazer parte da lista de investigadores, publicada pela revista PLOS Biology, correspondente aos 2% dos cientistas mais citados uma determinada área (no seu caso, Nanotecnologia e Nanociência), de entre aqueles que publicaram, pelo menos, 5 artigos científicos, em 2019.

A nível pessoal, este reconhecimento conforta o investigador, uma vez que: “Significa que o trabalho árduo e a criatividade resultam, que fazer aquilo que eu e nós gostamos, aquilo que e a mim e a nós nos apaixona… resulta”. Numa perspetiva profissional, ser considerado um dos autores mais citados na sua área de especialidade, “eleva a fasquia” e aumenta a responsabilidade, como o próprio cientistas refere: “o preço da grandeza é a responsabilidade e nunca nos devemos esquecer que o nosso propósito é ajudar a melhorar o padrão de cuidados dos pacientes com cancro a uma escala maior; ajudar mais pessoas, criar mudanças positivas a uma escala maior”.

Este tipo de reconhecimento constitui um momento para avaliar o caminho percorrido e olhar para o futuro. Para João Conde e a sua equipa, esta foi uma oportunidade encorajadora para continuar a combater o cancro: “Precisamos de continuar os esforços que fizemos até agora (…) Se um medicamento não está a ser entregue (nas células) devida ou seletivamente, o que se está a perder é uma oportunidade de estabelecer um novo tratamento ativo para o cancro”. Por fim, esta distinção recorda João Conde e equipa da sua missão. Nas palavras do cientista: “o nosso objetivo último é alavancar a integração da Nanotecnologia em Cancro na Medicina de Precisão para redefinir tratamentos e dar esperança aos pacientes e às famílias no futuro”.

Saiba mais sobre o grupo de investigação de João Conde aqui: http://cigmh.fcm.unl.pt/cancer-nanomedicine/

Leia a publicação completa aqui: https://journals.plos.org/plosbiology/article?id=10.1371/journal.pbio.3000918

 

 

A Faculdade felicita todos os galardoados pelas distinções que refletem o reconhecimento público dos seus méritos.


Mais Prémios e Distinções: 2019-2020

Mais Prémios e Distinções: 2018-2019

Mais Prémios e Distinções: 2017-2018

Mais Prémios e Distinções: 2016-2017

Mais Prémios e Distinções: 2015-2016

Mais Prémios e Distinções: 2013-2014