Prémios e Distinções 2020-2021

Salomé Afonso participa nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

A aluna do 2º ano do Mestrado Integrado em Medicina, Salomé Afonso, representou Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, com a sua participação na prova de atletismo de 1500 metros. Estreante nos Jogos Olímpicos, Salomé Afonso, terminou a prova em 13º lugar. A Atleta do Sporting Clube de Portugal,  de 23 anos, chegou aos Jogos Olímpicos em 44º lugar do ranking de qualificação e tem como recorde pessoal nos 1500 metros o tempo de 04.07,98 minutos, alcançado no passado dia 3 de junho, tem como objetivo a participação na próxima edição dos Jogos Olímpicos, em Paris 2024.

Foto: Tiago Petinga, Agência Lusa

 


Cleusia Manuel ganha Menção Honrosa no XIII Concurso de Fotografia da NOVA

O XIII Concurso de Fotografia da Universidade NOVA de Lisboa, é uma iniciativa do Gabinete de Cultura, Comunicação e Imagem dos SAS da UNL, destinado a todos os seus alunos. A edição deste ano contou com um tema "Multicultural".

A aluna do 1º ano do Mestrado em Investigação Biomédica, Cleusia Manuel ganhou nesta edição uma Menção Honrosa com o título: "Jinguindo"

Consulte os resultados e as fotografias premiadas aqui. 


  

Professor Doutor Miguel Seabra e Doutor Pedro Antas recebem prémio atribuído pela organização britânica Fight For Sight

Os investigadores Professor Doutor Miguel Seabra e Doutor Pedro Antas, do Laboratório de Mecanismos Moleculares de Doenças do CEDOC, ganharam em maio o prémio atribuído pela prestigiada organização britânica Fight For Sight pelo projecto "Mecanismos de Morte Celular na Choroideremia", em colaboração com o grupo de Clare Futter do Instituto de Oftalmologia da University College de Londres.

Saiba mais sobre este prémio aqui

 


 

Professor Doutor Diogo Pais reeleito Secretário-Geral do Comité Internacional de Ciências Morfológicas

O Professor Doutor Diogo Pais, regente da unidade curricular de Anatomia da NOVA Medical School, foi re-eleito Secretário-Geral do Comité Internacional de Ciências Morfológicas, para um mandato de 5 anos.

Saiba mais sobre a reeleição aqui

 


  

Andreia Maia recebe Bolsa Fulbright para Investigação

Aluna de Doutoramento em Biomedicina na NOVA Medical School, Andreia Maia é vencedora de uma Bolsa Fulbright para Investigação a estudantes da @Universidade Nova de Lisboa. 

Este prestigiado programa e em particular a colaboração com  o Dr. Romee do Dana-Farber Cancer Institute-Harvard Medical School permitirá que Andreia construa geneticamente uma célula NK com melhor direcionamento e capacidades citotóxicas contra células tumorais.

 


NOVA Health e Pfizer Portugal assinaram um protocolo de colaboração 

Por iniciativa das suas coordenadoras, Profª. Dra. Lígia Saraiva (ITQB-NOVA) e Profª. Dra. Claudia Conceição (IHMT), o grupo de trabalho Infeções e Doenças Crónicas da NOVAHealth estabeleceu um protocolo colaborativo com a Pfizer Portugal. Este protocolo de colaboração, constituído nas áreas da Investigação & Desenvolvimento, Educação Pós-Graduada e Educação para a Saúde e Literacia, visa fomentar parcerias entre as várias unidades orgânicas da Universidade NOVA de Lisboa e a Pfizer, nas áreas da infeção e doenças crónicas. Os representantes da Nova Medical School neste grupo de trabalho são a Profª. Dra. Helena Soares e o Prof. Dr. Paulo Paixão.

Esta parceria é mais um passo na concretização da missão da Universidade NOVA de Lisboa no sentido de desenvolver uma investigação colaborativa, responsável, internacionalmente relevante e que responda às necessidades e expectativas da sociedade. 

Saiba mais sobre os trabalho de investigação de Helena Soares e Paulo Paixão

Conheça o grupo de trabalho Infecções e Doenças Crónicas da NOVAHealth

  


 

João Conde recebe prémio de Melhor Investigador Jovem 2020

João Conde, do grupo de Nanomedicina em Cancro do CEDOC-NMS recebeu o Prémio Melhor Investigador Jovem 2020, pela revista Nanomaterials. Segundo o investigador. "podemos agora, contar com os nanomateriais para resolver problemas médicos reais. É incrível ter sido reconhecido pelos peritos nesta área"

Saiba mais sobre a distinção aqui

 


 

Alunos da NMS apurados para a final da competição SIMUniversity

Filipe Quintas, Filipe Lima, João Gonzalez e José Lemos são os alunos apurados para a final da competição SIMUniversity, representando o nosso país a nível europeu na SESAM21.

O objetivo desta competição, que teve como anfitriões o NOVAMedSim e o Centro de Simulação da CUF Academic Center, é a avaliação de competências técnicas e não técnicas, bem como o conhecimento clínico de estudantes de medicina, aplicados em cenários de simulação previamente realizados por uma equipa médica.

 


 

Sea4Us distinguida pela sua abordagem inovadora no desenvolvimento de fármacos

A Sea4Us, uma empresa biotecnológica de nível mundial dedicada à investigação e desenvolvimento de produtos farmacêuticos, a partir de recursos marinhos portugueses, foi classificada com o "selo" NOVA SPIN-OFF e selecionada, pela Agência de Inovação de Desenvolvimento (ANI), como exemplo de uma spin-off académica e de uma start-up tecnológica bem sucedida, devido ao sucesso e grau de inovação que o seu negócio representa.

Saiba mais sobre esta distinção aqui 


Investigadora Cláudia Almeida recebe financiamento da Alzheimer's Association

Cláudia Almeida, investigadora principal do iNOVA4Health recebeu um financiamento de 50 mil dólares da Alzheimer's Association para estudar e perceber o impacto de mutações de um gene associado à Doença de Alzheimer nas sinapses.

Saiba mais aqui


Investigadores do CEDOC-NMS destacam-se entre os 2% dos autores mais citados nas suas áreas

Os investigadores do CEDOC-NMS CEDOC-NMS Miguel Seabra, investigador principal do grupo de  Mecanismos Moleculares da Doença, Pedro Póvoa, membro do grupo de Mecanismos Fisiopatológicos Integrados e Winchil Vaz, membro do grupo Lisossomas em Patologias Humanas Crónicas & Infeção, integram o grupo dos cientistas mais citados em diferentes disciplinas, ficando entre o top 2% nas suas respetivas áreas. João Conde, do grupo de Nanomedicina em Canrco, atualmente a trabalhar no CEDOC, integra também este grupo. 

Saiba mais aqui 


Investigador João Conde indicado como um dos autores mais citados em Nanotecnologia e Nanociência 

“Uma lição de humildade, gratificante e empolgante”:  estas foram as palavras usadas  por João Conde, investigador principal do grupo de Nanomedicina em Cancro, para descrever o fato de fazer parte da lista de investigadores, publicada pela revista PLOS Biology, correspondente aos 2% dos cientistas mais citados uma determinada área (no seu caso, Nanotecnologia e Nanociência), de entre aqueles que publicaram, pelo menos, 5 artigos científicos, em 2019.

A nível pessoal, este reconhecimento conforta o investigador, uma vez que: “Significa que o trabalho árduo e a criatividade resultam, que fazer aquilo que eu e nós gostamos, aquilo que e a mim e a nós nos apaixona… resulta”. Numa perspetiva profissional, ser considerado um dos autores mais citados na sua área de especialidade, “eleva a fasquia” e aumenta a responsabilidade, como o próprio cientistas refere: “o preço da grandeza é a responsabilidade e nunca nos devemos esquecer que o nosso propósito é ajudar a melhorar o padrão de cuidados dos pacientes com cancro a uma escala maior; ajudar mais pessoas, criar mudanças positivas a uma escala maior”.

Este tipo de reconhecimento constitui um momento para avaliar o caminho percorrido e olhar para o futuro. Para João Conde e a sua equipa, esta foi uma oportunidade encorajadora para continuar a combater o cancro: “Precisamos de continuar os esforços que fizemos até agora (…) Se um medicamento não está a ser entregue (nas células) devida ou seletivamente, o que se está a perder é uma oportunidade de estabelecer um novo tratamento ativo para o cancro”. Por fim, esta distinção recorda João Conde e equipa da sua missão. Nas palavras do cientista: “o nosso objetivo último é alavancar a integração da Nanotecnologia em Cancro na Medicina de Precisão para redefinir tratamentos e dar esperança aos pacientes e às famílias no futuro”.

Saiba mais sobre o grupo de investigação de João Conde aqui

Leia a publicação completa aqui

 

A Faculdade felicita todos os galardoados pelas distinções que refletem o reconhecimento público dos seus méritos.

 


Mais Prémios e Distinções: 2019-2020

Mais Prémios e Distinções: 2018-2019

Mais Prémios e Distinções: 2017-2018 

Mais Prémios e Distinções: 2016-2017 

Mais Prémios e Distinções: 2015-2016 

Mais Prémios e Distinções: 2013-2014