Sea4Us distinguida pela sua abordagem inovadora no desenvolvimento de fármacos

Neuro Lab Desk
Foto: créditos - João Rodrigues | CHIMERAVISUALS 

A Sea4Us, uma empresa biotecnológica de nível mundial dedicada à investigação e desenvolvimento de produtos farmacêuticos, a partir de recursos marinhos portugueses, foi classificada com o "selo" NOVA SPIN-OFF e selecionada, pela Agência de Inovação de Desenvolvimento (ANI), como exemplo de uma spin-off académica e de uma start-up tecnológica bem sucedida, devido ao sucesso e grau de inovação que o seu negócio representa.

De acordo com Pedro Lima, cofundador da Sea4US, o know-how desenvolvido na academia, do qual se destaca " a intensa investigação sobre doenças de interesse, que levou à identificação dos «protagonistas moleculares» envolvidos no funcionamento celular/neuronal" constitui a base para a estratégia de investigação e desenvolvimento (I&D) na Sea4Us. Este conhecimento foi potenciado pelo "contacto próximo com os habitats marinhos (em Sagres), onde é feita uma pesquisa de produtos químicos que funcionam como defesas contra predadores". A combinação destes dois fatores resulta numa abordagem «fora da caixa» na descoberta e desenvolvimento de fármacos e na criação de soluções inovadoras.

A empresa olha para o futuro sem esquecer as suas origens, como refere Pedro Lima: "A consolidação da cooperação com a NMS é fundamental" e continua afirmando que: " É essencial que o programa da Sea4Us, focado no desenvolvimento de um novo analgésico para dor crónica, chegue a um ponto no qual possibilitará o licenciamento de um produto líder de mercado num horizonte de dois anos". Assim, será possível reinvestir a receita obtida com a sua comercialização em investigação destinada ao desenvolvimento de novos fármacos de origem marinha para enfrentar várias necessidades clínicas (ainda) sem tratamento.

Como explica o seu cofundador, receber esta distinção é gratificante: "A distinção atribuída pela ANI é um grande incentivo moral". Este é também um momento de avaliação e reflexão para a empresa uma vez que “esta distinção reflete o valor que o protocolo de colaboração entre a Sea4Us e NOVA Medical School (NMS) e (…) premeia o apoio da Direção da Faculdade”, afirma Pedro Lima, que conclui, partilhando que: “Enquanto NOVA SPIN-OFF, estamos muitos felizes em contribuir para o prestígio da nossa instituição de acolhimento".

No que diz respeito ao futuro, esta distinção abrirá certamente novas portas pois "(...) desperta o interesse sobre o trabalho desenvolvido pela Sea4Us (...) no estabelecimento de novas colaborações de I&D e de novas relações corporativas, abrindo novas possibilidades para o desenvolvimento e crescimento da empresa.", conclui Pedro Lima.