Estudo Leite Materno

COVID Leite Materno Slideshow NMS Slideshow NMS 1

 

Procuramos mulheres grávidas voluntárias para estudo científico relativo à imunização à Covid-19: “Transferência de proteção da mãe para o bebé intrauterina (durante a gestação) e através do leite materno”

Este estudo é levado a cabo pela Doutora Helena Soares do laboratório Imunobiologia e Patogénese do Centro de Estudos de Doenças Crónicas da NOVA Medical School (CEDOC-NMS), em colaboração com o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e o Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB-NOVA).

Porque é que estamos a fazer este estudo?

Por nascerem com um sistema imune imaturo, os bebés dependem da transferência de anticorpos e células imunes da mãe, durante a gestação e/ou aleitamento, para se protegerem das infeções. No entanto, as gestantes e lactantes foram excluídas dos ensaios clínicos das vacinas contra a COVID-19, o que criou uma lacuna no conhecimento sobre o grau de proteção transferido pela mãe vacinada para o bebé, quer intrauterinamente durante a gestação quer através da amamentação.

Em que consiste o estudo?

Neste projeto, nós iremos avaliar a transferência de imunidade da mãe vacinada para o bebé intraunterina e através da amamentação. Em particular, iremos avaliar:

  • a presença e a quantidade de anticorpos (IgG, IgA e IgM) desencadeada pela vacina contra a COVID-19 no sangue materno e no leite;
  • a presença de linfócitos protetores no leite materno

Este estudo decorrerá em 3 etapas:

  1. 1.Recolha de 8 ml de sangue materno antes da vacina e 15 dias após a primeira e segunda doses da vacina;
  2. 2.Recolha de 30 ml de leite 1 mês após o parto
  3. 3.Recolha de 30 ml de leite 3 meses após o parto

Posso participar neste estudo?

As voluntárias terão de ser maiores de 18 anos e estar grávidas, independentemente do seu estado de vacinação contra a COVID-19.

Os resultados permanecerão confidenciais, mas cada participante receberá a informação respeitante aos seus títulos de anticorpos

Onde vai ocorrer este estudo?

O estudo será desenvolvido no Laboratório de Imunobiologia e Patogénese do do Centro de Estudos de Doenças Crónicas da NOVA Medical School (CEDOC-NMS), situado a Rua do Instituto Bacteriológico 5, 1150-190 Lisboa.

Como posso participar?

Para participar neste estudo basta contactar a Doutora Helena Soares no seguinte e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.