Sistema de Garantia de Qualidade do Ensino
O Sistema de Garantia de Qualidade de Ensino (SGQE) foi aplicado na NOVA em regime experimental no ano letivo de 2011/2012.
A experiência desta aplicação e a análise dos relatórios gerados em cada Unidade Orgânica (UO) deram origem a um conjunto de propostas de alteração do Sistema, aprovadas pelo Conselho de Qualidade do Ensino (CQE) e pelo Colégio de Diretores da NOVA.
Resumem-se as características atuais do SGQE:
O SGQE na NOVA mantém a sua estrutura, com audição a todos os níveis e de todos os intervenientes no processo de ensino e aprendizagem.
A sua aplicação em cada UO tem como pontos comuns o questionário inicial aos estudantes, disponibilizado no final de cada semestre, Questionário de Avaliação do Ensino pelos Estudantes (disponível no Moodle) e o Relatório da Unidade Orgânica, que segue o modelo único aprovado na UNL.
Cada UO tem a liberdade de ajustar à realidade e cultura próprias os passos intermédios do Sistema, devendo as referidas adaptações estar suficientemente documentadas para uma futura acreditação pela A3ES e todo o Sistema.
A metodologia utilizada para avaliação da qualidade do ensino na NMS|FCM obedece às indicações do Gabinete para a Qualidade do Ensino, Acreditação e Empregabilidade (GQEAE) da NOVA.
Com vista ao envolvimento dos estudantes no sistema de avaliação e à obtenção de mais informações e reações por parte dos estudantes, foi introduzido no SGQE da faculdade (2º semestre do ano letivo 2015-16) um questionário específico para as Unidades Curriculares obrigatórias do Mestrado Integrado em Medicina. Este questionário foi construído pelo Grupo de Trabalho para a Educação Médica Interna da Associação de Estudantes da faculdade (AEFCM), revisto pelo Gabinete de Educação Médica e aplicado com a devida anuência do Conselho Pedagógico.
Foram elaborados dois tipos de questionários, um para as UC clínicas e outro para as UC sem estágio e as perguntas incorporadas no questionário de Avaliação do Ensino pelos Estudantes.
Em cada ano letivo, as UO produzem três relatórios de acordo com os templates disponibilizados pelo GQEAE: dois intermédios, que correspondem aos dados recolhidos sobre o 1º e 2º semestre e um anual, agregando os dois semestres. Em cada ano são aprovadas as datas limite para envio à Reitoria destes três relatórios.
O SGQE na NMS|FCM está integrado nas competências do Gabinete de Educação Médica.
Fluxograma do SGQE na NMS|FCM
Preenchimento online do Questionário aos estudantes ß Tratamento geral dos dados (Gabinete de Informática e Telecomunicações e Gabinete de Educação Médica) ß Envio aos Regentes dos dados quantitativos tratados estatisticamente e qualitativos sem qualquer tipo de tratamento (Gabinete de Educação Médica) ß Tratamento/análise por UC dos dados obtidos no questionário (Gabinete de Educação Médica) ß Pedido de reação aos Regentes e Coordenadores de curso segundo os critérios comuns da NOVA: • Limiar de representatividade para a taxa de resposta, de acordo com o nº de inscritos: ≥25 -» 20% respondentes; nº de inscritos: 5 a 24 -» ≥ 5 respondentes; • Itens em que a média se situa no intervalo: [2, 3[ correspondendo a situações a melhorar; • Itens com média < 2 correspondendo a situações inadequadas; • Itens com média ≥ 5 correspondendo, em termos satisfação global, a uma apreciação de muito bom. (Gabinete de Educação Médica) ß Comunicação aos Regentes que obtiveram Muito Bom na avaliação global da UC (Gabinete de Educação Médica) ß Incorporação de todos os dados na elaboração dos relatórios intermédios do 1º / 2º semestre e envio ao Conselho Pedagógico (Gabinete de Educação Médica) ß Elaboração do Relatório Anual (Gabinete de Educação Médica) ß Envio do Relatório Anual ao Conselho Pedagógico (que assegura a sua divulgação aos diferentes órgãos da NMS|FCM) e ao Representante da NMS|FCM no CQE da UNL
ß Envio do Relatório à Reitoria |
Em caso de dúvida, contactar Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.