Catálogo NMS-FCM - Utilizar para quê?

PARA ENTRAR E PESQUISAR NO CATÁLOGO FCM CLIQUE AQUI

 koha

 

Catálogo NMS-FCM - Utilizar para quê?

Conteúdo do catálogo

Pesquisar por autor

Pesquisar por título

Pesquisar revistas (por título)

Pesquisar teses

Pesquisar por assunto

Entrar no catálogo

 


 

 Catálogo FCM - Utilizar para quê?

De um modo geral pode dizer-se que, a consulta do Catálogo/OPAC (as nossas existências) permite utilizar a Biblioteca, com maior eficácia e autonomia.

=>Qualquer pessoa que desista de um pedido de empréstimo ou de fazer uma consulta, por pensar que a obra não existe apenas pelo facto de não estar na estante, pode ficar prejudicado.

É através da consulta do OPAC da Biblioteca NMS|FCM que se pode verificar se o documento pretendido existe ou não nas coleções da Biblioteca e, a partir daí, obter informação da situação em que a obra se encontra (em consulta local/restrito, emprestado para o exterior, permanente num dado Departamento, etc. ). Há livros que não estão arrumados nas estantes da sala de leitura (Piso-2) mas retirados para um depósito de retaguarda dada a sua data de edição estar já desatualizada.

=>Facilmente se percebe que qualquer pesquisa que se queira fazer a partir de dados que não sejam o "assunto" - por exemplo dados como "autor", "coleção", "título" - nunca poderá ter resposta se não for realizada através da pesquisa neste OPAC.

Qualquer pesquisa que pretenda obter referência de obras existentes nas coleções da NMS|FCM e agrupadas a partir de elementos como "autor", "título", etc., deve ser feita através deste OPAC (KOHA) pesquisando quer a coleção geral da Biblioteca ou as outras 2 coleções especiais (Celestino da Costa e Jacinto Simões).

=>Uma pesquisa por assunto que seja efetuada apenas a partir dos temas genéricos das estantes, não assegura que se tenha consultado toda a informação disponível acerca desse assunto existente nas coleções da Biblioteca NMS|FCM. A maior parte dos livros contem informação acerca de vários assuntos, enquanto que nas estantes estão arrumados (e eventualmente dispersos na sala em várias prateleiras afastadas entre si) com base num único assunto que foi definido como tema principal.

Se pesquisar o Catálogo/OPAC da Biblioteca NMS|FCM a partir de um assunto que pretenda, as referências dos livros relevantes para esse tema surgirão agrupadas, independentemente da diferente localização física que as obras possam ter na NMS|FCM.

 

 

Conteúdo do Catálogo

O conteúdo da Base de Dados / Catálogo da Biblioteca NMS|FCM consta de referências a :

 

1. livros da NMS|FCM
Disponíveis na sala de leitura do Piso -2 da Biblioteca, livros des-selecionados e armazenados no depósito deste piso e, nalguns casos, em departamentos e serviços da NMS|FCM.

 

2. revistas da NMS|FCM

  • 2.1 Revistas que integram a colecção (apresentadas por títulos), incluindo assinaturas corrente e revistas que já não estão em curso.
  • 2.2 Artigos * da revista "Anais Portugueses de Medicina" , referidos individualmente por se tratar de uma publicação editada pela NMS|FCM.
  • 2.3 Números isolados de revistas referenciados na sua globalidade, quando considerados de interesse.

Para fazer uma pesquisa sistemática de artigos de revistas, aconselhamos:

a) quando se pretende basear a pesquisa no máximo de revistas - pesquisar na -> PubMed ou outra base de dados bibliográficos. (pesquisa em inglês)

b) quando se pretende pesquisar apenas em revistas portuguesas - pesquisar no =>Índex de Revistas Médicas Portuguesas. (pesquisa em português).

 

3. Teses e dissertações

O Catálogo/OPAC integra as teses e dissertações defendidas na NMS|FCM, preferencialmente a partir de 2009 e até 2019. As teses defendidas na NMS|FCM integram o Repositório institucional da UNL em https://run.unl.pt/

4. Relatórios, folhetos e outros documentos "a vulso" e de natureza diversa

Integrados na base de dados sempre que se considerou veicularem informação de interesse para os utilizadores. (alguns são descartados periodicamente)

5. Sites da Internet

Alguns endereços considerados de interesse para os utilizadores. Para a consulta de endereços recomendamos a pesquisa do Google.

 

PESQUISAR POR AUTOR

Se tem a certeza do último apelido do Autor:

- Entre em Pesquisa Avançada, selecione AUTORES e escreva na janela de pesquisa o Apelido

Exemplos:

Couinaud => para: COUINAUD (Claude)
Harrison => para: HARRISON (Tinsley Randolph)

Na janela à direita surgirão nomes de Autores, seleccione o autor pretendido e ele aparecerá automaticamente na janela de pesquise, clique em Pesquisar para obter resultados.

 autor

PESQUISAR POR TÍTULO

- Entre em Pesquisa Avançada:,

a) Se sabe o título correto, selecione Search for - TITLE, escreva-o na janela de pesquisa, restrinja a pesquisa ao Item Type – Monografia e clique em Pesquisar

Exemplo

titulo

b) Se só tem a certeza de uma palavra do título, escreva-a na janela de pesquisa, devendo ter selecionado a opção Search for - KEYWORD

Exemplo:

Anatomie => para Anatomie du système nerveux central

 

 

PESQUISAR REVISTAS POR TÍTULO

a) Se sabe o título correto deverá em Pesquisa Avançada selecionar Search for TITLE PHRASE e escrever na janela de pesquisa o título completo, restringir a pesquisa a Item Type – Periódico.

Se não sabe o nome completo, se só souber que começa por "Journal of ..." neste caso deverá escrever esta expressão e ir verificando a lista de revistas existentes na coluna à direita.

Pode utilizar em alternativa a Lista de Revistas Biblioteca NMS|FCM e percorrer os títulos - para entrar clique aqui => Lista de Revistas da Biblioteca NMS|FCM

revista titulo

b) Se conhece apenas uma palavra do título

Em OPAC Biblioteca NMS|FCM - Pesquisa Avançada, selecione TITLE PHRASE e escreva na janela o Título da revista que procura. Clique em SEARCH para obter resultados (encontrará todos os registos que incluam Lancet no título).

catalogo

 

 

 

Pesquisar TESES

Pode pesquisar por provas de: Doutoramento, Mestrado, Aptidão, Aptidão Pedagógica, Relatório, Relatório Pedagógico

Exemplos:

- Se pesquisar a Tese de Doutoramento de um dado AUTOR deverá em OPAC - Pesquisa Avançada :

1. Selecionar na primeira janela SUBJECT e escrever o assunto – “academic dissertations”

2. Selecionar o operador AND

3. Selecionar depois AUTHOR -   Silva, Joaquim Alves da e clicar em SEARCH para obter resultados

teses

- Se procurar teses no âmbito do Mestrado de Saúde Mental deverá em OPAC - Pesquisa Avançada:

1.Selecionar KEYWORD e na janela escrever: mestrado

2. Selecionar o operador AND

3. Selecionar NOTES/COMMENTS e escrever o termo: Mestrado em Saúde Mental e SEARCH

 

 

 

PESQUISAR POR ASSUNTO

a) Não sabendo a expressão usada na base para esse assunto:

Através do interface Catálogo/OPAC da Biblioteca NMS|FCM - Pesquisa Avançada em KEYWORD pode escrever a palavra que procura, ainda que não conheça exatamente o termo registado no Catálogo.

Alguns exemplos:

Medica* - com truncatura à direita

(recupera palavras como: medicamento; medicação; medical; etc.)

*virus - com truncatura à esquerda

(recupera palavras como: retrovirus; antivirus; viruses; reovirus; etc.)

*rheumat* - com truncatura à direita e à esquerda

(recupera palavras apenas em lingua inglesa ou francesa como: antirheumatic agents, rheumatic diseases; rheumatoid nodule; rheumatology, rheumatologie, etc.)

*reumat* - com truncatura à direita e à esquerda

(recupera palavras em português como: agentes antireumatoides, reumatologia, etc.)

teses assunto

b) Pode, também, em Catálogo/OPAC selecionar o índice de SUBJECT (ou SUBJECT PHRASE), escrever o assunto que pretende pesquisar em inglês e fazer SEARCH, para obter resultados.

c) Se sabe a expressão usada na base para esse assunto, em inglês (indexado através do Medical Subject Headings - MESH utilizado na PUBMED) em OPAC Pesquisa Avançada - pode selecionar SUBJECT e na janela de pesquisa escrever o termo em inglês e depois clicar em SEARCH.

Exemplos:

Acquired Immunodeficiency Syndrome para AIDS

Allied health personnel

Communicable Disease Control

Substance Abuse

Education, Medical, Undergraduate

Neoplasms para Cancer

 

 

 

Para entrar na pesquisa do Catálogo FCM => clique aqui!