Bolsa de Investigação (BI) para o desenvolvimento de atividades de I&D a realizar no estrangeiro por estudante de Doutoramento (SAI/2022/11)

Bolsas

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para o desenvolvimento de atividades de I&D a realizar no estrangeiro, na Universidade de Toronto, por estudante de Doutoramento, com a referência SAI/2022/11, no âmbito do projeto Unravelling the potential of extracellular vesicles as biomarkers of intraductal and cribriform Pca, na instituição Faculdade de Ciências Médicas|NOVA Medical School (FCM|FCM) da Universidade NOVA de Lisboa (UNL), suportado por receitas provenientes do projeto acima referido, financiado pela Janssen.

Data limite de candidatura: 10 de agosto de 2022 (até às 17h00).

Área Científica: Biomarcadores em Uro - Oncologia

 

Requisitos de admissão (critérios de elegibilidade):

- Mestrado Integrado em Medicina;

- Inscrição em Doutoramento em Medicina ou áreas afins. (O comprovativo de inscrição no Doutoramento poderá ser obtido até a contratualização. A avaliação aqui feita somente terá em conta se os candidatos reúnem as condições para se inscreverem num Doutoramento de acordo com o plano de trabalho da bolsa).

 

Plano de trabalhos:

O cancro da próstata (CaP) é o cancro mais frequentemente diagnosticado e a segunda principal causa de morte relacionada com cancro entre homens em países desenvolvidos. O padrão cribriforme (Crib) e intraductal (IDC-p) são dois padrões histológicos de PCa relacionados com eventos clínicos adversos e pior prognóstico, com ferramentas clínicas limitadas para fornecer um diagnóstico precoce. As características genéticas destes padrões e a sua relação com o perfil a longo prazo não estão totalmente compreendidas.

 

As vesículas extracelulares têm sido apontadas como biomarcadores promissores, com a vantagem de serem um reservatório de fácil acesso. Além disso, acredita-se que o seu conteúdo (como proteínas, lipídios, DNA e RNA) reflita a composição molecular do tecido de origem. Com base nisto, coloca-se a hipótese de que as vesículas extracelulares urinárias constituem uma plataforma não invasiva para revelar perfis moleculares dos padrões de PCa Intraductal e Cribriforme, permitindo o desenvolvimento de uma ferramenta de diagnóstico, que permitirá o diagnóstico precoce destes padrões.

 

O objetivo principal é identificar biomarcadores específicos (tecidos e urinários) para Crib e IDC-p que permitam o diagnóstico precoce destes casos altamente agressivos.

Este estudo está dividido em duas partes distintas: colheita de dados retrospetivamente e prospetivamente. A coorte retrospetiva do estudo terá lugar no UHN, enquanto os doentes para a coorte prospetiva serão recrutados em todos os locais portugueses e canadianos.

O plano é dividir as amostras colhidas conforme descrito abaixo:

 

O objetivo é analisar 300 amostras de urina e 300 análises proteómicas de tecido divididas da seguinte forma:

a) 100 com Crib

b) 100 com IDC-p

c) 100 sem estes padrões (50 com PCa mas sem IDC-p/Crib e 50 sem PCa)

 

A análise do tecido genómico será dividida da seguinte maneira:

a) 75 com Crib 

b) 75 com IDC-p

 

As amostras acima mencionadas integrarão cada uma das coortes de acordo com as seguintes proporções:

1) Coorte retrospetiva (N=150)

a. 50 com IDC-p

b. 50 com Crib

c. 50 controlos (25 com PCa mas sem os padrões e 25 sem cancro)

 

2) Coorte prospetiva (N=350). Colher urina de 350 pacientes onde devemos analisar 150:

a. 50 controlos

b. 50 com IDC-p

c. 50 com Crib

 

Legislação e regulamentação aplicáveis:

A bolsa encontra-se legalmente enquadrada no Estatuto do Bolseiro de Investigação (Lei 40/2004, de 18 de agosto) e no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, FCT, I. P., em vigor.

 

Local de trabalho:

O trabalho será realizado na University Health Network/University of Toronto sob a orientação científica do Doutor Neil Fleshner.

 

Duração da bolsa e data de início prevista:

A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto a 1 de setembro de 2022.

O contrato de bolsa é eventualmente renovado por períodos iguais até ao final do projeto.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal:

O valor mensal da bolsa corresponde a € 1953,65 (mil novecentos e cinquenta e três euros e sessenta e cinco cêntimos), pago mensalmente por transferência bancária, de acordo com a tabela de valores das bolsas da FCT, I.P.

 

Métodos de seleção:

A carta de motivação e o CV dos candidatos serão avaliados de acordo com a ponderação dos fatores abaixo indicados.

 

Fatores preferenciais e valores atribuídos em%:

- 25%; Urologista credenciado pela Ordem dos Médicos de Portugal;

- 25%; Integrar um grupo de investigação com experiência em Proteómica;

- 25%; Experiência em projetos de Biomarcadores de cancro da próstata urinário;

- 25%; Networking com a University Health Network – Toronto.

 

Caso o júri considere necessário, será realizada uma entrevista aos três melhores candidatos com uma ponderação de 30%.

 

Composição do Júri de seleção:

- Rodrigo Romão Nazário Leão, FCM|NMS - Presidente do Júri;

- Rune Matthiesen, FCM|NMS – 1º Vogal Efetivo;

- Lúcia Domingues, FCM|NMS – 2º Vogal Efetivo;

- Ricardo Romão Nazário Leão, FMUC – 1º Vogal Suplente;

- Ana Sofia Carvalho, FCM|NMS – 2º Vogal Suplente.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados:

O resultado final da avaliação será enviado por email aos candidatos que submeteram a candidatura dentro do prazo. Os candidatos também serão avisados ​​por e-mail que, caso desejem fazer comentários em sede de audiência prévia, deverão apresentar os seus comentários por e-mail no prazo de 10 dias úteis.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação da candidatura:

O concurso está aberto de 27 de julho a 10 de agosto (até às 17h00) de 2022 e encontra-se publicado em https://euraxess.ec.europa.eu/ e em https://www.nms.unl.pt/en-us/NMS/Join-NMS/Recruiting (Versões em português e em inglês neste site).

As candidaturas têm que ser enviadas por email, para applications@nms.unl.pt, mencionando a referência SAI/2022/11 no Assunto/Subject da mensagem.

 

As candidaturas devem ser formalizadas com o envio de Carta de Motivação acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum vitae, Comprovativo de Especialista em Urologia pela Ordem dos Médicos de Portugal, certificado de habilitações, comprovativo de registo num PhD ou declaração no CV ou na Carta de Motivação de que se pretende inscrever num PhD e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

 

 

A FCM | NMS reserva-se no direito de não conceder a bolsa proposta se os candidatos não satisfizerem os requisitos indicados neste edital.

 

Edital em inglês em anexo.

Edital

Ficheiro