Bolsa de Investigação (BI) para o desenvolvimento de atividades de I&D a realizar por Mestre inscrito num Doutoramento ou num curso não conferente de grau . Ref.ª SAI/2023/20

Investigadores

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para o desenvolvimento de atividades de I&D a realizar por Mestre inscrito num Doutoramento ou num curso não conferente de grau, com a referência , no âmbito do financiamento da Unidade de Investigação UIDB/04462/2020 - iNOVA4Health Base, em execução na instituição Faculdade de Ciências Médicas|NOVA Medical School (FCM|NMS) da Universidade NOVA de Lisboa (UNL), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., nas seguintes condições:

 

Área Científica: Biomedicina

 

Requisitos de admissão (critérios de elegibilidade):

- Mestrado na área de Biomedicina, Ciências da Saúde, Biológicas ou áreas afins;

- Experiência comprovada na diferenciação e manutenção de organoides de retina obtidos a partir de células humanas iPSCs; experiência adicional com outros modelos de organoides obtidos de iPSCs será uma mais-valia.

- Inscrição num Curso de Doutoramento ou num curso não conferente de grau académico, nas áreas da Biomedicina ou áreas afins. (O comprovativo de inscrição num Curso de Doutoramento ou num curso não conferente de grau poderá ser obtido até à contratualização. A avaliação aqui feita somente terá em conta se os candidatos reúnem as condições para se inscreverem num Curso de Doutoramento ou num curso não conferente de grau).

 

Plano de trabalhos:

a) Realização de atividades de investigação científica recorrendo a modelos de organoides de retina, incluindo diferenciação e manutenção das culturas, e realização de técnicas de análise como microscopia confocal, western-blot e qPCR.

b) Análise e interpretação de resultados e elaboração de relatórios de progresso.

 

Legislação e regulamentação aplicáveis:

A bolsa encontra-se legalmente enquadrada no Estatuto do Bolseiro de Investigação e no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, FCT, I. P., em vigor.

 

Local de trabalho:

O trabalho será realizado no Grupo de Investigação Degeneração e Envelhecimento da Faculdade de Ciências Médicas|NOVA Medical School (FCM|NMS) da Universidade NOVA de Lisboa (UNL), sob a orientação científica da Doutora Sandra Tenreiro.

 

Duração da bolsa e data de início prevista:

A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto a 15 de Março de 2024.

O contrato de bolsa é eventualmente renovável por igual período até ao término do financiamento, que acontecerá a 31-12-2024.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal:

O valor mensal da bolsa corresponde a 1.259,64€ (mil duzentos e cinquenta e nove euros e sessenta e quatro cêntimos), pago mensalmente por transferência bancária, de acordo com a tabela de valores das bolsas da FCT, I.P.

 

Métodos de seleção:

A carta de motivação e o CV dos candidatos serão avaliados de acordo com a ponderação dos fatores abaixo indicados.

 

Fatores preferenciais e valores atribuídos em%:

- Carta de motivação- 30%;

- CV- 70%;

 

Composição do Júri de seleção:

- Presidente do Júri – Dra. Sandra Tenreiro, FCM|NMS;

- 1º Vogal Efetivo – Professor Miguel Seabra, FCM|NMS;

- 2º Vogal Efetivo – Dra. Ana Sofia Falcão, FCM|NMS;

- 1º Vogal Suplente – Dr. Pedro Antas, FCM|NMS;

- 2º Vogal Suplente – Dra. Mafalda Lopes da Silva, FCM|NMS.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados:

O resultado final da avaliação será enviado por email aos candidatos que submeteram a candidatura dentro do prazo. Os candidatos também serão avisados por e-mail que, caso desejem fazer comentários em sede de audiência prévia, deverão apresentar os seus comentários por e-mail no prazo de 10 dias úteis.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação da candidatura:

O concurso está aberto de 29/02/2024 a 13/03/2024 e encontra-se publicado em https://euraxess.ec.europa.eu/ e em https://www.nms.unl.pt/en-us/NMS/Join-NMS/Recruiting (Versões em português e em inglês neste site).

As candidaturas têm de ser enviadas por email, para rh.recrutamento@nms.unl.pt, mencionando a referência SAI/2023/20 no Assunto/Subject da mensagem.

 

As candidaturas são formalizadas com o envio da Carta de Motivação acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, Certificados de Qualificações, Comprovativo de inscrição num Curso de Doutoramento ou em curso não conferente de grau ou uma declaração no CV ou na carta de motivação a indicar que o candidato pretende ingressar num Programa de Doutoramento ou num curso não conferente de grau, outros documentos comprovativos considerados relevantes.

Os documentos comprovativos da titularidade de graus académicos e diplomas, ou do respetivo reconhecimento quando tenham sido atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, podem ser dispensados em fase de candidatura, sendo substituídos por declaração de honra do candidato de acordo com minuta própria, ocorrendo a verificação dessa condição apenas em fase de contratualização da bolsa.

 

A FCM | NMS reserva-se no direito de não conceder a bolsa proposta se os candidatos não satisfizerem os requisitos indicados neste edital.

 

 

Lisboa, 29 de Fevereiro de 2024

Formulário

Ficheiro