NMS aposta na Inovação Pedagógica

A NOVA está empenhada em posicionar-se de forma competitiva no futuro do ensino universitário em Portugal e na Europa.

12-out-2022

Em resposta ao desafio lançado pelo Vice-Reitor para o Ensino e Internacionalização da NOVA, João Amaro de Matos, a NMS e todas as outras escolas da NOVA, tiveram oportunidade de mostrar, em vídeo, o trabalho que estão a desenvolver no campo da Inovação Pedagógica, numa sessão realizada no dia 28 de setembro.

O vídeo da NMS teve a particularidade de apresentar algumas das suas apostas na Inovação Pedagógica, que passam nomeadamente pela atual utilização de mapas conceptuais no ensino da Fisiopatologia e na sua transposição para o ensino da Medicina Geral e Familiar e a sua futura utilização no ensino Team Based Learning (TBL), método este que já se encontra a ser aplicado nas aulas de Ginecologia e Obstetrícia. Esta estratégia educacional baseada na aprendizagem ativa é aliás assumida como a aposta pedagógica do futuro da NMS.

A representação da NMS no workshop e a apresentação do vídeo esteve a cargo dos Docentes Bruno Heleno, Marta Fonseca e José Belo.

O resultado deste workshop e das diversas atividades de consulta aos alunos e docentes da NOVA e de outras iniciativas que se encontram em curso, serão a base da estratégia de Inovação Pedagógica da NOVA, documento a ser apresentado em dezembro durante a conferência anual da QS – Reimagine Education. A decorrer pela primeira vez fora de Londres, o evento tem como anfitriã a NOVA Cairo, o primeiro campus português além-fronteiras.

Ao longo de todos os trabalhos, a NOVA contou com a presença e apoio de Terry Maguire. diretora do National Forum for the Enhancement of Teaching and Learning in Higher Education, na Irlanda.

Pedagogical Innovation - Part 1 - Introduction of NOVA Medical School
Pedagogical Innovation - Part 2 - Application of Concept Maps