Bolsa de Investigação (BI) para o desenvolvimento de atividades de I&D a realizar por Mestre inscrito num curso não conferente de grau ref.ª SAI/2022/17

Bolsas

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para o desenvolvimento de atividades de I&D a realizar por Mestre inscrito num curso não conferente de grau, com a referência SAI/2022/17, no âmbito do projeto EXPL/MED-OUT/0599/2021, na instituição Faculdade de Ciências Médicas|NOVA Medical School (FCM|NMS) da Universidade NOVA de Lisboa (UNL), suportado por receitas provenientes do projeto acima referido, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., nas seguintes condições:

Data limite de candidatura: 10 de janeiro de 2023.

 

Área Científica: Biomedicina

 

Requisitos de admissão (critérios de elegibilidade):

- Mestrado na área de Biomedicina, Ciências da Saúde, Biológicas ou áreas afins;

- Inscrição num curso não conferente de grau académico, nas áreas Biomedicina, Ciências da Saúde, Biológicas ou áreas afins. (O comprovativo de inscrição num curso não conferente de grau poderá ser obtido até à contratualização. A avaliação aqui feita somente terá em conta se os candidatos reúnem as condições para se inscreverem num curso não conferente de grau).

- Experiência em culturas de células pluripotentes (iPScells)

 

Plano de trabalhos:

Coroideremia (CHM) é uma doença genética recessiva associada ao cromossoma X que leva à degeneração da corioretina causada por mutações no gene CHM/REP1 que codifica uma proteína Rab GTPase essencial na regulação de várias vias de tráfico celular. 

Neste projeto serão estudados os mecanismos de morte celular envolvidos na CHM com especial enfase nas células do epitélio pigmentado da retina (RPE). Será dada particular importância ao contributo dos lisossomas para os mecanismos moleculares e celulares de morte celular das células RPE recorrendo a a modelo celular da doença CHM, nomeadamente células de RPE diferenciadas de iPS de doentes. 

 

Legislação e regulamentação aplicáveis:

A bolsa encontra-se legalmente enquadrada no Estatuto do Bolseiro de Investigação e no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, FCT, I. P., em vigor.

 

Local de trabalho:

O trabalho será realizado no Grupo de Investigação Mecanismos Moleculares de Doença da Faculdade de Ciências Médicas|NOVA Medical School (FCM|NMS) da Universidade NOVA de Lisboa (UNL), sob a orientação científica Dr. Pedro Antas e da Dra. Ana Sofia Falcão.

 

Duração da bolsa e data de início prevista:

A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto a 15 de Janeiro de 2023.

O contrato de bolsa é eventualmente renovado por igual período até ao final do projeto.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal:

O valor mensal da bolsa corresponde a € 1144,64 (mil cento e quarenta e quatro euros e sessenta e quatro cêntimos), pago mensalmente por transferência bancária, de acordo com a tabela de valores das bolsas da FCT, I.P.

 

Métodos de seleção:

A carta de motivação e o CV dos candidatos serão avaliados de acordo com a ponderação dos fatores abaixo indicados.

 

Fatores preferenciais e valores atribuídos em%:

 

- Experiência em culturas de células IPS e a sua diferenciação em epitélio pigmentado da retina - 20%;

- Domínio de técnicas microscopia avançada e processamento de imagem, em particular microscopia confocal – 20%;

- Experiência em macros de quantificação do programa Image J - 20%;

- Experiência em citometria de fluxo e Western Blot  - 10%;

- Experiencia em programas informáticos de análise e tratamento de dados (e.g. GraphPad Prism, INKscape, FlowJo) – 10%;

- Artigos, posters ou comunicações orais científicas relevantes para a área – 10%;

- Carta de motivação (em inglês) – 10%;

 

Serão eventualmente convocados para uma entrevista os candidatos que reúnam competências e competências adequadas ao cargo, com peso de 40% na classificação final.

 

Composição do Júri de seleção:

- Presidente do Júri – Prof. Miguel Seabra, FCM|NMS;

- 1º Vogal Efetivo – Dr. Pedro Antas, FCM|NMS;

- 2º Vogal Efetivo – Dra. Ana Sofia Falcão, FCM|NMS;

- 1º Vogal Suplente –Dr. André Marques, FCM|NMS;

- 2º Vogal Suplente – Dra. Sandra Tenreiro, FCM|NMS.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados:

O resultado final da avaliação será enviado por email aos candidatos que submeteram a candidatura dentro do prazo. Os candidatos também serão avisados ​​por e-mail que, caso desejem fazer comentários em sede de audiência prévia, deverão apresentar os seus comentários por e-mail no prazo de 10 dias úteis.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação da candidatura:

O concurso está aberto de 28 de dezembro de 2022 a 10 de janeiro de 2023 (10 dias úteis) e encontra-se publicado em https://euraxess.ec.europa.eu/ e em https://www.nms.unl.pt/en-us/NMS/Join-NMS/Recruiting (Versões em português e em inglês neste site).

As candidaturas têm que ser enviadas por email, para rh.recrutamento@nms.unl.pt, mencionando a referência SAI/2022/17 no Assunto/Subject da mensagem.

 

As candidaturas são formalizadas com o envio da Carta de Motivação acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum vitae, Certificados de Qualificações, Comprovativo de inscrição num curso não conferente de grau ou uma declaração no CV ou na carta de motivação a indicar que o candidato pretende ingressar num curso não conferente de grau, Outros documentos comprovativos considerados relevantes.

 

 

A FCM | NMS reserva-se no direito de não conceder a bolsa proposta se os candidatos não satisfizerem os requisitos indicados neste edital.

 

 

Lisboa, 27 de dezembro de 2022

Edital

Ficheiro