Spin-off da NOVA Medical School ganha financiamento internacional do Concelho Europeu de Inovação

Sea4Us, é uma empresa de biotecnologia de recursos marinhos e spin-off da NOVA Medical School, ganhou financiamento internacional do Conselho Europeu de Inovação (European Innovation Council) através do programa EIC Accelerator do Horizonte Europa, no valor aproximado de 6 milhões de euros.

O financiamento aprovado permitirá à equipa da Sea4US trabalhar no desenvolvimento e execução dos primeiros ensaios clínicos que vão permitir trazer para o mercado um novo analgésico, não-opióide e de inspiração marinha, de grande eficácia para a dor crónica, um problema que afeta que afeta 1,6 bilião de pessoas em todo o mundo.

O analgésico desenvolvido pela Sea4Us permitirá tratar, com grande eficácia, os pacientes, eliminando os efeitos secundários presentes na maioria dos atuais medicamentos à base de ópioides.

Pedro Lima, CEO e Co-Fundador da empresa de biotecnologia, salienta que o financiamento do programa EIC Accelerator destaca a inovação tecnológica da Sea4Us e acredita que a sua equipa irá impactar positivamente a vida de bilhões de pessoas em todo o mundo.

O financiamento aprovado para a Sea4Us é de 2.5 M€ a fundo perdido, e uma componente de investimento que pode sumarizar um total de 5,96 M€.

As outras duas empresas nacionais que se destacaram neste financiamento são a PICadvanced, TargTex. Segundo a Agência Nacional de Inovação, Portugal é o segundo país com mais financiamento aprovado neste programa do Horizonte Europa, o EIC Accelerator.