Obesidade e depressão: explorar as raízes da biologia e do comportamento partilhados

19-abr-2024

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Obesidade, a NOVA Medical School organiza um simpósio focado na relação entre a obesidade e a saúde mental, dia 19 de abril, das 9h00 às 12h30, nas Sala dos Actos, com entrada livre, mas sujeita a inscrição.

Harriët Schellekens, professora no departamento de Anatomy & Neuroscience (University College Cork) e investigadora principal no Food for Health Ireland (FHI) e no APC Microbiome Ireland é uma das oradoras principais, assim como os professores da NOVA Medical School, Gabriela Ribeiro e Albino J. Oliveira-Maia. A jornalista do Expresso, Helena Bento, abordará a temática da Narrativa científica, na perspectiva jornalística com foco na saúde mental.

Esta é uma iniciativa apoiada pela European Coalition for People Living with Obesity (ECPO) e está alinhada com o World Obesity Day, que é celebrado a nível mundial a 4 de março.

A obesidade é uma doença crónica, com prevalência crescente e morbidade, mortalidade e estigma associados. Há evidências crescentes de uma relação complexa e bidirecional entre obesidade e depressão e que apresenta desafios para a compreensão e tratamento de ambas as condições. No entanto, a obesidade e a depressão partilham caminhos biológicos comuns, que podem fornecer novas informações sobre os fenótipos da obesidade.

Inscreva-se aqui.