NOVA Medical School lamenta morte do Professor José Rueff

13-mar-2024

É com profundo pesar que a NOVA Medical School cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento do Professor Doutor José Alexandre de Gusmão Rueff Tavares, Professor Catedrático da nossa Faculdade.

O Professor José Rueff desempenhou os cargos de Pró-Reitor da Universidade Nova de Lisboa entre 1993 e 1999 e de Vice-Reitor entre 2003 e 2007 e foi membro do Conselho Científico da NOVA Medical School até 2020.

Foi Coordenador do Centro de Investigação em Genética Molecular Humana desde 2000 e Coordenador do Centro de Toxicogenómica e Saúde Humana desde 2015, sendo um nome incontornável a nível internacional da área da genética e do cancro, com mais de 200 artigos científicos publicados.

A NOVA Medical School presta um tributo público à sua memória e manifesta as mais sentidas condolências a todos os seus familiares e amigos, neste momento de enorme tristeza e consternação.

O Professor José Rueff deixa uma marca indelével em todos aqueles que tiveram o privilégio de o conhecer. Com o seu sentido ético e de missão, foi sempre um defensor intransigente da NMS|FCM/UNL, tendo influenciado de uma forma marcante os estudantes da nossa faculdade, durante cerca de quatro décadas. A sua generosidade, a sua sabedoria e o compromisso com o bem-estar dos outros foram verdadeiramente inspiradores e o seu legado perdurará nas gerações futuras.

O velório realizar-se-á amanhã, 15 de março, pelas 14h00 na Igreja dos Jerónimos, com missa às 15h00. No dia 16 de março (sábado), pelas 16h00, realizar-se-á missa na Igreja Paroquial de Carvalhais, em São Pedro do Sul, seguida de funeral.