Qualidade na NMS

Comprometida com a Política de Qualidade e com as linhas orientadoras do Plano Estratégico da NOVA, a NMS segue os princípios definidos pelo Sistema Interno de Monitorização e Avaliação da Qualidade (NOVA SIMAQ).

 

O NOVA SIMAQ tem como objetivo a documentação, monitorização, avaliação e melhoria continua de todas as atividades desenvolvidas pela NOVA, e está estruturado em cinco domínios nucleares:

  1. Ensino-Aprendizagem
  2. Investigação e Desenvolvimento
  3. Criação de Valor
  4. Internacionalização
  5. Colaboração Interinstitucional e com a Comunidade

O Serviço de Qualidade e Sustentabilidade da NMS tem como objetivo colaborar na implementação e operacionalização do NOVA SIMAQ, promovendo a melhoria contínua das atividades desenvolvidas na NMS.

 

A NMS tem uma longa tradição de procedimentos de avaliação da qualidade do ensino, desenvolvidos inicialmente ao nível das unidades curriculares, através da aplicação de questionários aos estudantes. Em 2011/2012 a implementação do Sistema de Garantia de Qualidade de Ensino (SGQE) da NOVA, estruturou e centralizou os processos, na NMS.

Com a implementação do NOVA SIMAQ, a monitorização do Domínio Ensino-Aprendizagem passou a englobar os dados recolhidos semestralmente sobre a perceção dos estudantes e dos docentes no que se refere à qualidade das práticas pedagógicas e ao funcionamento das unidades curriculares. Anualmente são recolhidos dados sobre o funcionamento dos ciclos de estudos, os trabalhos conducentes à conclusão de grau e os programas de mobilidade. 

A informação é analisada com periodicidade semestral e anual e serve de instrumento à melhoria contínua do Ensino-Aprendizagem.

Alinhada com o Plano Estratégico e Política de Investigação da NOVA e com a sua própria Missão, a NMS tem como objetivo uma investigação competitiva no plano internacional, privilegiando áreas interdisciplinares, incluindo a investigação orientada para a resolução dos problemas da saúde que afetam a sociedade.

A NMS encontra-se alinhada com o objetivo do Plano Estratégico da NOVA para o desenvolvimento do seu perfil internacional. A sua missão é contribuir para a saúde global e o bem-estar da humanidade, promovendo o avanço das ciências da saúde, com a formação de uma nova geração de profissionais de excelência, comprometidos com a sustentabilidade.

A NMS pretende ser líder nacional e uma referência mundial na investigação, no ensino e na inovação. Comprometida em ser bem-sucedida a nível internacional, a NMS focou-se na conceção e implementação de programas de pesquisa e de ensino translacional. 

A NMS pretende atrair os alunos mais talentosos e em ser uma escola internacional reconhecida pelos seus programas formativos nas áreas da saúde e da biomedicina.

A terceira Missão da NOVA é a criação de valor baseada no conhecimento. A NMS contribui para potenciar o desenvolvimento do empreendedorismo na comunidade académica, para valorizar económica e socialmente o conhecimento adquirido, e para promover a colaboração com as empresas e os setores sociais, através do desenvolvimento de projetos colaborativos que solucionam problemas reais das empresas e da sociedade.

A comunidade da NMS integra médicos, investigadores e empreendedores com o objetivo criar soluções inovadoras e potenciar novas descobertas, soluções ou dispositivos que impactam na saúde e no bem-estar dos pacientes e da sociedade em geral.

A NMS aproveita o potencial das suas infraestruturas e recursos humanos e financeiros, através das prestações de serviços que disponibiliza à comunidade, como consultas, exames complementares de diagnóstico e serviços especializados de investigação.

O exemplo da valorização social e económica do conhecimento da NMS são as iniciativas desenvolvidas desde 2020 no âmbito da situação pandémica.

A NMS encontra-se comprometida com a colaboração interinstitucional, através da criação de sinergias na área da saúde, tendo ciclos de estudos em parceria com outras Unidades Orgânicas da NOVA e/ou outras Instituições do Ensino Superior além de participar em projetos de investigação nacionais e internacionais que contribuem para o desenvolvimento da sociedade.

A NMS colabora com a sua comunidade académica na promoção de atividades de caracter pedagógico, científico e social, como workshops, conferências, debates e ações de sensibilização e de voluntariado que contribuem para o desenvolvimento sustentável em particular para a promoção de estilos de vida saudáveis.