Coleção Celestino da Costa

A Coleção Biblioteca Médica Professores Doutores Augusto Celestino da Costa e Jaime Celestino da Costa, doada à Faculdade de Ciências Médicas em 2013, para fins de estudo e investigação, contém cerca de 1100 exemplares entre trabalhos académicos e livros das respetivas bibliotecas pessoais nas áreas da história da medicina, histologia e embriologia e cirurgia cardio-torácica

 

Posso consultar os exemplares desta coleção?

Sim, desde que seja utilizador credenciado da Biblioteca NMS (Cartão de Aluno/Docente), através do Balcão de Atendimento.


Como requisitar materiais desta colecção?

Para solicitar a consulta dos documentos já disponíveis desta Coleção (trabalhos publicados e pastas), deverá consultar o catálogo da biblioteca selecionando a Coleção Celestino da Costa e obter a Cota dos documentos/Caixa a que pretende aceder. De seguida, deverá dirigir-se ao Balcão de Atendimento e preencher a requisição para o efeito.


Há limite de requisição de exemplares?

Pode solicitar a consulta até 5 exemplares por requisição. Se necessitar consultar outros exemplares terá que se dirigir ao Balcão de Atendimento, entregar os exemplares a que teve acesso e requisitar novos. Se se tratar de documentos em Caixas, somente poderá consultar 1 pasta por requisição e deverá colocar os documentos por ordem depois de consultados na respetiva Caixa.


Onde posso consultar estes documentos?

Somente na sala de leitura. O manuseamento dos exemplares deverá ser feito com cuidado, dada a natureza dos documentos.

 

Posso reservar previamente exemplares para consulta?

Sim, se já for utilizador regular da Biblioteca. Para tal deverá enviar o seu pedido para o endereço biblioteca@nms.unl.pt.

 

Posso solicitar fotocópia ou digitalização dos materiais?

Dada a necessidade de preservação dos materiais em causa não é permitido a cópia destes documentos.

Para saber mais sobre a coleção.