Bolsa de Investigação (BI) para o desenvolvimento de atividades de I&D a realizar por Mestre inscrito num Doutoramento ou num curso não conferente de grau ref.ª SAI/2023/10

Bolsas

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para o desenvolvimento de atividades de I&D a realizar por Estudante de Doutoramento ou por Licenciados e Mestres inscritos em cursos não conferentes de grau académico (BI), com a referência SAI/2023/10, no âmbito do Projeto Nº C644915664-00000026 – Pacto da Bioeconomia Azul, especificamente no Vertical Algas em execução na instituição Faculdade de Ciências Médicas|NOVA Medical School (FCM|NMS) da Universidade NOVA de Lisboa (UNL), suportado por receitas provenientes do projeto acima referido, financiado por fundos europeus do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no âmbito do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR) da União Europeia para o período 2021-2026, nas seguintes condições:

Área Científica: Microbiologia e Inflamação

 

Requisitos de admissão (critérios de elegibilidade):

- Mestrado na área de Microbiologia Médica ou áreas afins;

- Inscrição em curso não conferente de grau académico na área da investigação em microbiologia ou áreas afins, preferência de frequência em curso que capacite para a atividade científica, isto é, um curso que desenvolva o sentido crítico, a criatividade, a capacidade de comunicação oral e escrita e fomente a gradual autonomia científica;

- Domínio da língua inglesa;

- Experiência de investigação científica na área da microbiologia.

 

O comprovativo de inscrição num PhD ou num curso não conferente de grau poderá ser obtido até à contratualização. A avaliação aqui feita somente terá em conta se os candidatos reúnem as condições para se inscreverem num PhD ou num curso não conferente de grau.

 

 

Plano de trabalhos:

Estudo do potencial farmacológico de extratos de algas:

Desenvolvimento de ensaios para avaliação da viabilidade celular;

Desenvolvimento de ensaios para avaliação da atividade imunomoduladora e anti-inflamatória;

Desenvolvimento de ensaios para avaliação de processos de quimiotaxia;

Estudo das propriedades medicinais dos extratos de algas do género Gellidium e Skeletonema.

 

Legislação e regulamentação aplicáveis:

A bolsa encontra-se legalmente enquadrada no Estatuto do Bolseiro de Investigação e no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, FCT, I. P., em vigor.

 

Local de trabalho:

O trabalho será realizado no Grupo de Investigação Mecanismos Integrados de Fisiopatologia da Faculdade de Ciências Médicas|NOVA Medical School (FCM|NMS) da Universidade NOVA de Lisboa (UNL), sob a orientação científica do Doutor Paulo Paixão, sito em Campo Mártires da Pátria, 130, 1169-056 Lisboa.

 

Duração da bolsa e data de início prevista:

A bolsa terá a duração de 3meses, com início previsto a 01 de setembro de 2023.

O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado por igual período até ao final do projeto.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal:

O valor mensal da bolsa corresponde a € 1199,64 (mil cento e noventa e nove euros e sessenta e quatro cêntimos), pago mensalmente por transferência bancária, de acordo com a tabela de valores das bolsas da FCT, I.P.

 

Métodos de seleção:

A carta de motivação e o CV dos candidatos serão avaliados de acordo com a ponderação dos fatores abaixo indicados.

 

Fatores preferenciais e valores atribuídos em%:

- Mestrado na área da Microbiologia Médica - 30%;

- Mestrado em área afim- 15%

- Frequência de curso não conferente de grau académico na área da investigação em microbiologia - 10%;

- Frequência de curso não conferente de grau académico na área da investigação em área afim – 5%

- Publicação de artigo científico em revista internacional - 5%;

- Domínio da língua inglesa - 10%.

- Realização de projeto de investigação na área da microbiologia – 5%

 

Serão convocados para uma entrevista os candidatos que reúnam competências adequadas ao cargo: entrevista- 40%

 

Composição do Júri de seleção:

- Presidente do Júri – Doutor Paulo Paixão, FCM|NMS;

- 1º Vogal Efetivo – Doutora Maria de Jesus Chasqueira, FCM|NMS;

- 2º Vogal Efetivo – Doutor Pedro Lima, FCM|NMS;

- 1º Vogal Suplente – Doutora Catarina Martins, FCM|NMS;

- 2º Vogal Suplente – Dra Vitória Rodrigues, FCM|NMS.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados:

O resultado final da avaliação será enviado por email aos candidatos que submeteram a candidatura dentro do prazo. Os candidatos também serão avisados por e-mail que, caso desejem fazer comentários em sede de audiência prévia, deverão apresentar os seus comentários por e-mail no prazo de 10 dias úteis.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação da candidatura:

O concurso está aberto de 08 a 22  de agosto   (10 dias úteis) de 2023  e encontra-se publicado em https://euraxess.ec.europa.eu/ e em https://www.nms.unl.pt/en-us/NMS/Join-NMS/Recruiting (Versões em português e em inglês neste site).

As candidaturas têm que ser enviadas por email, para rh.recrutamento@nms.unl.pt, mencionando a referência SAI/2023/10 no Assunto/Subject da mensagem.

 

As candidaturas são formalizadas com o envio da Carta de Motivação acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum vitae, Certificados de Qualificações, Comprovativo de inscrição num PhD ou em curso não conferente de grau ou uma declaração no CV ou na carta de motivação a indicar que o candidato pretende ingressar num PhD ou num curso não conferente de grau e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

 

 

A FCM | NMS reserva-se no direito de não conceder a bolsa proposta se os candidatos não satisfizerem os requisitos indicados neste edital.

 

 

Lisboa, 8 de agosto de 2023