Dicas para publicar

A Biblioteca disponibiliza nesta área informação específica para apoiar alunos e investigadores que pretendam publicar os seus trabalhos.

 

Publicar para quê?

Um Autor publica o seu trabalho para:

  • Apresentar resultados e métodos novos e originais;
  • Trocar ideias e comunicar entre pares;
  • Credibilidade de resultados;
  • Prémios e financiamento;
  • Reconhecimento e progressão na carreira investigação;
  • Prestígio e satisfação pessoal.

 

Aspetos éticos da publicação científica

No contexto da publicação científica há que atender aos seguintes aspetos éticos, entre outros:

  • O trabalho a submeter a uma dada revista não deve ter sido publicado anteriormente;
  • Nunca submeter um artigo a mais do que uma revista em simultâneo
  • A publicação a submeter deve ser previamente aprovada pelos diversos coautores e entidades responsáveis;
  • Devem ter sido obtidas permissões dos autores, relativamente aos direitos de autor;
  • Não incorrer em fraude científica (ou seja, a falta de rigor nas informações, a ciência inválida ou fraudulenta ou o plágio).

 

Estruturar informação - Formato IMRAD

Deve existir especial cuidado na definição da estrutura de um artigo.

Assim:

  • Há que começar por escolher o nome científico a adotar para publicação ao longo de toda a vida científica e académica, de modo a ser facilmente identificado e pesquisado em bases de dados;
  • Há que obedecer às normas para a Afiliação recomendadas pela UNL e NMS. A utilização correta e consistente dos endereços institucionais é fundamental para que a produção científica não seja subestimada no carregamento de dados e publicações no PURE e para que a NMS receba o crédito devido pelas suas publicações e citações recebidas;
  • Quanto melhor se definirem: Título + Autores + Resumo + Palavras-Chave (Introdução, Metodologia, Discussão e Conclusão, Referências) maior é a possibilidade de se ser “descoberto”.

Uma das formas de estruturar um artigo científico mais usada em biomedicina é o formato IMRaD, que corresponde ao acrónimo de: Introduction – Methods – Results – and – Discussion.

  • Introdução – Why was the study undertaken? para mostrar o que sabe sobre o campo de estudo/projeto investigação escolhido, contendo uma explicação e síntese, mas usando também questões, clarificação, comparações. 
  • Método – When, where and how was the study done? para demonstrar como alcançou os seus resultados, através da aplicação de métodos válidos e rigorosos, explicando que investigação, tratamento ou intervenção profissional fez e de que forma.
  • Resultados – What did the sudy find? como chegou aos resultados e do seu significado através da Introdução.
  • Discussão – Why does the answer matter? discutem-se os resultados do estudo/projeto científico, através de: comparações com outros estudos, explicações alternativas, identificação de aspetos fortes e fracos do estudo, implicações práticas do estudo, recomendações a aplicar na prática e verificar se há necessidade de investigar mais sobre o assunto.
  • Conclusão - Para concluir o seu estudo, pode mencionar que respostas encontrou para contrapor à questão inicial e não deverá introduzir questões que não tenham sido abordadas anteriormente. Caso os resultados do seu estudo não permitam tirar conclusões, pode terminar com uma síntese do estudo.

 

Onde Publicar?

A seleção da revista para submissão do artigo é um dos fatores que mais potenciam o impacto da investigação. Esta seleção deve atender às necessidades do investigador de acordo com a sua linha de investigação e objetivos.

Os autores que procuram um maior reconhecimento e visibilidade do seu trabalho tendem a submeter os seus artigos a revistas com Fator de Impacto.

Recursos e links úteis para a avaliação de revistas: