
RUN – REPOSITÓRIO DA UNIVERSIDADE NOVA
O Repositório da Universidade Nova de Lisboa pretende recolher, armazenar, gerir, preservar e permitir o acesso à produção científica nomeadamente artigos de revistas científicas, comunicações a conferências e teses e dissertações da UNL.
Para pesquisar e aceder a teses e dissertações da NMS, clique aqui .
Conheça a Politica de Arquivo do RUN, aqui.

RCAAP - REPOSITÓRIO CIENTÍFICO DE ACESSO ABERTO DE PORTUGAL
O portal RCAAP tem como objectivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos em acesso aberto (ou acesso livre) existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior, e outras organizações de I&D. Faculta a pesquisa, localização e acesso a artigos de revistas científicas, comunicações a conferências, teses e dissertações, distribuídos pelos diversos repositórios nacionais.
Para pesquisar, clique aqui.
SHERPA ROMEO e BLIMUNDA
Site (Univ. de Nottingham) que fornece resumo das autorizações que são dadas como parte do acordo de transferência do copyright de cada editor científico. Este site é utilizado para pesquisar as politicas de copyright das diversas revistas científicas para o auto-arquivo. Em Portugal o projeto BLIMUNDA, identifica as politicas de copyright das revistas científicas e editores para o auto-arquivo em repositórios nacionais.

DART EUROPE E-THESES PORTAL
Trata-se de um consórcio de Bibliotecas e instituições científicas europeias que possibilitam o acesso global à investigação, designadamente a teses e dissertações. DART-Europe é liderado pela LIBER (Ligue des Bibliothèques Européennes de Recherche), e pelo grupo de trabalho Networked Digital Library of Theses and Dissertations, o RCAAP integra esta plataforma.
Zenodo (CERN)
Repositório em acesso aberto criado com código open source de dados de investigação em diversos formatos. Permite o depósito de todo o tipo de ficheiro, incluindo artigos de investigação, datasets, software, relatórios e repositórios GitHub. Embora permita a partilha sob uma licença Creative Commons, não o requer. Também não impõe limites de tamanho. Um benefício do Zenodo é permitir que cada submissão tenha automaticamente associada um Digital Object Identifier (DOI) permanente. Permite que os dados sejam partilhados antes da publicação de forma restrita, com outros académicos ou revisores, através de um link privado.