A NOVA Medical School é uma Faculdade de Medicina e Ciências da Nutrição moderna e inovadora assente em três pilares: Educação, Investigação e Comunidade. O pilar de Investigação visa o avanço da ciência translacional e da medicina, através de uma abordagem abrangente “desde a bancada de laboratório até ao doente e à população”, focada na descoberta e no desenvolvimento de novas ferramentas de diagnóstico e terapêutica, garantindo a implementação de estratégias eficazes para o tratamento e prevenção de doenças na comunidade.
A investigação da NOVA Medical School está comprometida em estimular a investigação de excelência e novas descobertas em ciência – vacinas, ferramentas de literacia em saúde, biomarcadores – e em identificar oportunidades de transferência de tecnologia, de forma a promover o trabalho colaborativo entre a academia e outras instituições públicas e privadas.
O ambiente multi-institucional de investigação NOVA Medical School permite testar os resultados da investigação básica em ambientes clínicos, tornar as intervenções, comprovadamente eficientes e eficazes, em práticas padrão, melhorando assim modo como os novos tratamentos chegam aos doentes.
A NOVA Medical School é constituída por duas unidades de investigação financiadas pela FCT: CHRC, e iNOVA4Health.
- O Comprehensive Health Research Center (CHRC) é um novo centro de investigação interdisciplinar e multi-institucional coordenado pela NOVA Medical School e classificado como Excelente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Tem o objetivo de apoiar, desenvolver e promover investigação clínica, de saúde pública e de serviços de saúde. A sua missão a de é produzir evidência científica robusta para melhorar a prática clínica atual, as políticas de saúde e a organização dos serviços de saúde. A equipa de investigação atua em 5 linhas temáticas: I) Promoção da saúde; II) Estilos de vida em saúde; III) Doenças de elevada carga e mortalidade; IV) Políticas de saúde e investigação em serviços de saúde; e V) Inovação em saúde.
- O iNOVA4Health também é classificado como excelente pela FCT. É uma unidade de I&D de medicina translacional que organiza os esforços de investigadores biomédicos envolvidos em i) compreensão biológica de doenças, compostos principais e pré-descoberta de biofármacos, ii) desenvolvimento pré-clínico e iii) estudos clínicos iniciais e primeiros ensaios clínicos em humanos. O iNOVA4Health está focado em três linhas temáticas para coordenar projetos em programas sinérgicos de investigação: I) Doenças Neurológicas e da Visão; II) Doenças Cardiometabólicas; e III) Cancro.
Além disso, as Unidades de Investigação acima referidas estão integradas em três Laboratórios Associados (LS4Future, REAL e RISE), com o objetivo de potenciar o trabalho colaborativo de investigação, dinamizar as carreiras dos investigadores e responder aos desafios do desenvolvimento sustentável de forma consciente e inovadora.
A NOVA Medical School também é membro fundador de dois Laboratórios Colaborativos: Value4Health Colab – cujo objetivo é acelerar a reestruturação fundamental da prestação de cuidados de saúde para uma mudança de paradigma nos cuidados de saúde baseados em valor e capacitação do doente – e Colab Trials – que tem como objetivo explorar e otimizar a informação clínica para produzir e tornar os dados clínicos acessíveis em tempo real; aumentar o conhecimento e a experiência em metodologias inovadoras para o desenho de ensaios clínicos; capacitar profissionais de saúde na implementação de projetos de investigação; e aumentar a literacia da comunidade em investigação clínica.
VOH.CoLAB
O Value for Health CoLAB (VOH.CoLAB) é uma associação privada, sem fins lucrativos, fundada pela Universidade Nova de Lisboa, a Fraunhofer Portugal, a Vodafone Portugal e a CUF.
CoLAB TRIALS
O CoLAB TRIALS tem como missão, fomentar a inovação em investigação clínica em Portugal.
A investigação da NOVA Medical School aborda – com o poder da ciência, capacidade de trabalho e abordagem colaborativa – os principais desafios da investigação atual em saúde a nível global, como a igualdade e equidade no acesso a serviços e cuidados de saúde, envelhecimento populacional, eHealth, métodos e sistemas para lidar com big data e informações biomédicas complexas, segurança e privacidade.