A NOVA Medical School participará em mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores, em três iniciativas diferentes. Este ano serão explorados temas em áreas como nutrição e promoção de saúde, a sustentabilidade na investigação biomédica e a comunicação entre o corpo e o cérebro.
PROGRAMA
Museu Nacional de História Natural e da Ciência
17h00-24h00
- Investigação biomédica: de todos para todos
De forma interativa, os participantes poderão acompanhar o processo desde a colheita de amostras biológicas até ao isolamento, “cultivo” e caracterização de células para diferentes estudos e objetivos em investigação biomédica. Poderão, ainda, ver células ao microscópio (incluindo as da própria boca!), preparar amostras de sangue e aprender como se separam os constituintes deste fluido que percorre o nosso sistema circulatório.
- Quão sustentável és tu?
Estação de ciência sobre a implementação de medidas de sustentabilidade na atividade científica. Com recurso a um jogo interativo, os participantes irão aprender como se pode melhorar a atividade científica em termos de sustentabilidade, desde a mudança de temperatura de certos equipamentos até ao inventário e gestão de químicos e amostras.
Marina de Oeiras
16h00-22h00
- Como a alimentação influencia os microorganismos que vivem no nosso intestino?
Através de um jogo interativo, cada participante poderá “pescar” alimentos e decidir se deixariam o seu intestino feliz ou triste, ou seja, se tem um efeito positivo ou negativo na microbiota intestinal.
Pavilhão do Conhecimento
19h00-00h00
- O Corpo em Diálogo: Metabolismo, Cérebro e Emoções em Jogo
De que forma comunicam o nosso corpo e cérebro entre si? Como é que a obesidade e a diabetes afetam esta ligação vital? Através de jogos interativos, observações ao microscópio e quizzes, serão explorados temas como metabolismo, regulação da glucose, efeitos do exercício físico, benefícios dos cogumelos e muito mais.