O Viral e a NOVA Medical School, com o apoio da Boehringer Ingelheim, formaram uma parceria para lançar o projeto “Saúde em Rede – Factos que Cuidam”, uma iniciativa que alia a literacia em saúde e o combate à desinformação, procurando democratizar o acesso a informação fidedigna para o público geral, nomeadamente nas redes sociais.
Através de vídeos curtos e baseados na melhor e mais atualizada evidência científica, o “Saúde em Rede” vai abordar temas relacionados com a prevenção, a promoção de saúde e o bem-estar, ajudando a desmistificar mitos e a esclarecer dúvidas frequentes. Os conteúdos serão desenvolvidos e protagonizados por profissionais da NOVA Medical School, garantindo o rigor e a qualidade da informação partilhada.
“Acreditamos que tornar a informação em saúde mais clara e próxima das pessoas, com o envolvimento direto dos profissionais, é fundamental para combater proativamente a desinformação além do trabalho editorial. Este projeto é um passo importante nesse caminho e reforça o nosso compromisso com a verificação dos factos na área da saúde”, refere Sara Beatriz Monteiro, Diretora do Viral.
“Numa escola médica, a nossa preocupação não é apenas que a sociedade tenha acesso à informação, mas garantir que a população tenha acesso a informação credível, que lhes permita distinguir o que é certo do que é errado. Enquanto epicentro do conhecimento e do ecossistema de saúde, a NOVA Medical School tem também a responsabilidade de apoiar o papel dos meios de comunicação social: informar de forma clara, rigorosa e útil. É nesse espírito que surge este projeto conjunto com o Viral, para promover a literacia em saúde e fortalecer a confiança da sociedade no conhecimento científico”, sublinha Conceição Calhau, Professora Catedrática na NOVA Medical School e Subdiretora para a Extensão à Comunidade da faculdade.
Já Vanessa Jacinto, Head of Market Access & Public Affairs da Boehringer Ingelheim Portugal, reforça que “na Boehringer Ingelheim acreditamos que o nosso papel na sociedade vai muito além da inovação em saúde. Por isso, temos vindo a desenvolver diversas iniciativas de responsabilidade social, como programas de literacia em saúde e apoio a comunidades vulneráveis. Acreditamos que a informação clara e acessível é uma ferramenta poderosa para capacitar as pessoas. O projeto ‘Saúde em Rede’ reforça este compromisso, promovendo escolhas mais conscientes e combatendo a desinformação com base científica”.
Numa primeira fase, serão produzidos mais de 20 episódios. O primeiro, de introdução, foi lançado ontem dia 4 de novembro, e está disponível aqui.
O primeiro episódio, relativo à vitamina D, será publicado amanhã, dia 6 de novembro.
Todos os vídeos ficarão disponíveis nas redes sociais e no site do Viral e terão como objetivo promover hábitos de vida mais saudáveis, reforçando a importância da informação baseada em ciência no dia a dia.