Unidade de Moscas

A missão da Unidade de Moscas é apoiar integralmente a investigação realizada na NOVA Medical School utilizando Drosophila melanogaster (popularmente conhecida como a mosca da fruta) como modelo animal.
A Unidade de Moscas promove boas práticas científicas e garante o bem-estar tanto dos animais quanto dos utilizadores, apoiando assim a investigação científica de alto rigor praticada na NOVA Medical School. Além disso, a Unidade de Moscas oferece suporte à investigação através de formação para novos utilizadores, assistência técnica para projetos científicos e gestão eficiente de equipamentos e materiais. A Unidade de Moscas também se esforça para facilitar a interação científica entre diferentes grupos de investigação na NOVA Medical School e em outras instituições, bem como para promover e divulgar os avanços científicos realizados com a mosca da fruta ao público em geral.

EQUIPAMENTO

Sala de Moscas (sala número 1.14) – Sala principal:

  • Com espaço de bancada para mais de 20 investigadores
  • 8 estações de CO2 instaladas, equipadas com 5 lupas
  • 3 lupas de disseção disponíveis sem CO2
  • 5 incubadoras de ambiente controlado com temperatura e humidade reguladas: duas ajustada para 18°C, duas para 25°C e uma para 29°C. Além disso, há uma incubadora com controle de temperatura ajustável, sem humidade, para qualquer configuração desejada, sob solicitação antecipada.
  • 2 estações equipadas com lupas de fluorescência, cada uma ligada a um computador e fornecidas com CO2
  • 2 injetores para transgénicos
  • 1 banho-maria para “heat-shock” às moscas
  • 1 congelador vertical
  • 1 mini frigorífico
  • 1 computador acessível a todos os investigadores que estejam a realizar experiências, para verificar stocks existentes, atualização de tabelas, etc.

Sala de Moscas (sala número 1.23) – Quarentena

  • Sala dedicada a quarentena, usada aquando da chegada de moscas à NMS
  • 1 lupa sem CO2
  • Espaço para armazenar novos stocks chegados à NMS e um espaço separado para armazenar stocks contaminados com ácaros

SERVIÇOS

Uma variedade de serviços técnicos e científicos (internos e externos), incluindo quarentena de animais, seleção de moscas virgens, manutenção de stocks, cruzamentos genéticos e preparação de setups para experiência.
Gestão e manutenção de mais de 4.500 linhas diferentes de Drosophila.

Para utilizar a Unidade de Moscas, os investigadores que trabalham com Drosophila, incluindo visitantes, devem realizar uma indução obrigatória.

Entre em contato com o gestor através do e-mail fly.facility@nms.unl.pt para agendar a sua indução (normalmente agendada dentro de 48 horas após a solicitação).

A indução tem uma duração de aproximadamente 30 minutos para utilizadores com experiência com moscas-da-fruta e 2 horas para utilizadores sem experiência. Após a indução e antes de começar qualquer trabalho com as moscas, os utilizadores devem estar oficialmente registados como utilizadores da Unidade de Moscas. Para isso, visite https://fcm.agendoscience.com/ e siga as instruções abaixo:

  1. Registe-se no Agendo – o novo utilizador deve registar-se no Agendo utilizando o e-mail institucional fornecido pelo serviço de RH ou registar-se usando o e-mail institucional.
  2. Pedidos – após registar-se no Agendo, deve clicar-se em "pedidos" na barra de menu do lado esquerdo e abrir a opção "Acesso e serviços da Unidade de Moscas".
  3. Pedido aceite - o pedido no Agendo só será aceite pela gestora da Unidade de Moscas após a conclusão da indução obrigatória.
  4. Calendários – na barra de menu do lado esquerdo, o utilizador encontrará a opção "calendários". Aqui encontrará todos os recursos disponíveis na unidade, que devem sempre ser reservados todas as vezes que um utilizador precisa de utilizá-los.

Coordenador Executivo

Ana Raquel Machado
Gestora da Unidade de Moscas