Post-docs da COLife reunem-se para retiro conjunto

O COLife Postdoc Day 2022 decorreu no dia 18 de novembro no Instituto Gulbenkian de Ciência em Oeiras e juntou os investigadores pós-doutorados dos seis institutos de investigação em ciências da vida na região de Lisboa e Oeiras que compõem a aliança COLife da qual a NMS faz parte.

30-nov-2022

O retiro de investigadores pós-doutorados da COLife foi marcado por uma agenda preenchida a nível científico e social, e os investigadores tiveram a oportunidade de estreitar vínculos e interagir com investigadores de diferentes áreas científicas.

Durante a tarde decorreram em sessões paralelas dedicadas a competências transversais com vários oradores convidados. Destacamos o workshop "Gestão de Conflitos e Comunicação Eficaz no Laboratório", com formadores experientes da rede Chaperone, e a mesa redonda "Comunicar a ciência de forma eficiente", com comunicadores de ciência do Podcast com Razão, Native Scientist, Fala-me Neuro, e gabinetes de comunicação do ITQB NOVA e NMS, que foi bastante participada.

Membros do Comité de Pós-Doutorados da NMS salientam que organizar este retiro, que para além do excelente programa científico contemplou atividades de team building,  foi uma "experiência muito gratificante" e que "eventos como este são muito importantes para conhecer o que investigadores pós-doutorados de outras instituições estão estudar e estabelecer futuras colaborações."

Este dia marcou também a despedida da equipa do Comité de Pós-Doutorados da NMS 2021/2022 e este foi o último evento que organizaram em equipa. Sobre esta função a equipa salienta que durante o tempo que representaram a comunidade de pós-doutorados da faculdade "tentámos fazer sempre a ponte entre os pós-doutorados e a Direcção da NMS e exprimir as principais preocupações da nossa comunidade e resolver questões comuns". Realçam ainda as atividades sociais e científicas que organizaram  ao serviço do Comité, tais como o NMS Postdoc Retreat 2022 e o COLife Postdoc Day 2022, que encaram como dias únicos que estimulam a interação entre investigadores de diferentes áreas que se encontram na mesma fase da carreira, e esperam que estes encontros produzam os seus frutos e que se traduzam em futuras colaborações. Para além disso, destacam a participação como embaixadores da NMS Research em diferentes atividades de divulgação científica como a Noite Europeia dos Investigadores e o Open Day da NMS. Terminam o ano de serviço aos seus pares e entregam o testemunho com a mensagem "Acreditamos que juntos somos mais fortes, por isso o Comité de Pós-Doutorados da NMS tem um papel crucial na representação de um grupo de investigadores que tem uma forte contribuição para a nossa instituição".