NMS promove a primeira formação especializada para docentes

O Programa de Formação para Investigadores Clínicos decorreu nos espaços da Faculdade nos dias 20 e 21 de janeiro e contou com a participação de especialistas da NMS e da Aga Khan University.

25-jan-2023

 

O CITP - Clinical Investigator Training program, ou Programa de Formação para Investigadores Clínicos, coordenado por Hélder Dores, professor da NMS, contemplou um programa completo, em regime presencial, com temas variados entre os quais ética de ensaios clínicos, desenvolvimento e escrita de protocolos clínicos, orçamento de testes clínicos e conceitos de estatística aplicados à investigação clínica. Para além desta etapa presencial do curso, os próximos meses serão dedicados a 8 módulos adicionais, através de uma plataforma online que permite monitorizar e testar os conhecimentos. Vinte e cinco docentes da NOVA Medical School, médicos especialistas e internos, tiveram a oportunidade de participar na primeira edição do CITP, lecionado por nove professores da nossa escola e quatro professores da Aga Khan University de Nairobi e Karachi.

Helena Canhão, diretora da NMS, refere que "sendo a investigação um dos pilares fundamentais da NMS, apostar em formação específica nesta área é a prova de que a instituição está cada vez mais empenhada em capacitar os docentes das melhores ferramentas para uma prática clínica aliada à investigação, com aplicação prática no doente".

O elevado envolvimento de membros da Aga Khan University nesta formação intensiva reforça a aliança entre as duas instituições. Mansoor Saleh, diretor do Clinical Investigator Training Program Aga Khan University Nairobi, liderou e acompanhou toda a formação e teve um papel fundamental na partilha de boas-práticas e da sua experiência neste domínio.