Ana Isabel Santos é a nova Presidente da Direção da EARA

Ana Isabel Moura Santos, Professora na NOVA Medical School, é agora a Presidente da Direção da European Animal Research Association (EARA).

27-fev-2023

Ana Isabel Santos foi eleita para a Direção da EARA em 2021 e, desde o início de 2023, está a presidir este corpo diretivo da associação. “Numa altura em que ainda dependemos de modelos animais para avançar na investigação Biomédica é um previlégio ter oportunidade de contribuir na Coordenação de uma organização como a EARA, para a promoção da abertura e informação da Sociedade em relação à investigação com animais”, afirma Ana Isabel Santos.

­O momento é particularmente relevante quando está em discussão no Parlamento Europeu a eliminação acelerada da experimentação animal e total substituição por métodos alternativos, apesar de ainda não existirem modelos que substituam animais completos com todas as suas interacções sistémicas.

Ana Isabel Santos tem desenvolvido muito trabalho na área das Ciências de Animais de Laboratório a nivel nacional e internacional, tendo sido uma das promotoras do Acordo de Transparência sobre  investigação animal em Portugal no ano de 2018. A Professora já foi presidente da Federation of European Laboratory Animal Science Associations (FELASA), é Presidente eleita da Education and Tranning Platform for Laboratory Animal Science e é a Presidente o Orgão Responsável pelo Bem Estar dos Animais (ORBEA) na NMS.

A EARA agrega instituições públicas e privadas da academia, investigação e indústria no setor biomédico e tem um papel de divulgação muito relevante sobre a necessidade da utilização de modelos animais, com informações precisas e baseadas em evidências.