II Edição do Projeto “Cereals for All”

NOVA Medical School e Nestlé Portugal voltam a estar juntas na formação dos futuros nutricionistas

23-fev-2023

Decorreu, hoje, o evento de apresentação e de assinatura protocolar entre a Nestlé Portugal e a NOVA Medical School que deu início à segunda edição do Projeto “Cereals for All – Desenvolver o Futuro dos Cereais” – uma parceria inovadora entre a indústria alimentar e o meio académico. O projeto faz parte da unidade curricular de estágio e envolve todos os alunos finalistas da Licenciatura em Ciências da Nutrição, no processo de desenvolvimento de produtos alimentares.

Durante a apresentação, foi feito o balanço da primeira edição, com a participação e testemunho de um aluno como porta-voz da turma anterior. O evento teve lugar no edifício da NOVA Medical School, em Lisboa, e terminou com a assinatura do protocolo por ambas as entidades.

Nesta segunda edição, a parceria entre a Nestlé Portugal e a NOVA Medical School pretende continuar a proporcionar aos alunos o contacto com o processo de desenvolvimento de novos produtos alimentares, saudáveis e sustentáveis, à base de cereais. O Projeto inclui várias etapas, a começar pelo próprio evento de lançamento da II Edição, seguindo-se uma visita à Fábrica da Nestlé em Avanca, com os alunos participantes. Durante o seu trabalho os alunos serão inspirados em duas power sessions de partilha de conhecimento das várias etapas de um processo de desenvolvimento de um produto alimentar. Ao longo do Projeto, os alunos têm a oportunidade de aliar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos ao processo criativo e tecnológico de inovação em produtos alimentares, através da mentoria dada pelas equipas técnicas da Nestlé Portugal.

"Estamos entusiasmados por anunciar o lançamento da segunda edição do projeto 'Cereals for All'. O sucesso do projeto do ano passado foi evidente e ficou patente no interesse e na dedicação dos estudantes que nos apresentaram conceitos inovadores e ‘out of the box’ ao longo do processo de desenvolvimento dos produtos”, afirma Ana Leonor Perdigão, Nutrition, Health and Wellness Manager da Nestlé Portugal. “Esta parceria única entre a Nestlé e a NOVA Medical School continua a alargar as fronteiras da inovação na indústria alimentar, e esperamos ansiosamente ver os novos produtos e ideias que sairão desta segunda edição.”, concluiu.

Por seu lado, Conceição Calhau, responsável pela Licenciatura em Ciências da Nutrição, da NOVA Medical School, afirma: "A parceria com a Nestlé permite à NOVA Medical School contribuir com a sua experiência em nutrição para o desenvolvimento de produtos mais saudáveis e inovadores, enquanto apresenta uma oportunidade de aprendizagem única aos seus alunos de Ciências da Nutrição, podendo aplicar a sua experiência teórica num ambiente prático de competências adquiridas durante os 4 anos de curso e aquisição de competências nas áreas do negócio, empreendedorismo, gestão de prioridades e pressão empresarial, muito importante para preparação para o mercado de trabalho de hoje. Estamos entusiasmados para ver os resultados deste segundo ano."

O Projeto "Cereals for All" é único em Portugal e, em 2022, reuniu 14 alunos finalistas da Licenciatura em Ciências da Nutrição e várias equipas de desenvolvimento de produtos da Nestlé, com o objetivo de reforçar as competências dos alunos na inovação de produtos alimentares saudáveis e sustentáveis, à base de cereais, nutricionalmente adaptados a diferentes perfis de consumidores. A primeira edição do programa resultou em cinco projetos nas áreas de Saúde Infantil, Conveniência, Saúde Mental, Saúde da Mulher e Envelhecimento Ativo.