Investigadores do CHRC - NMS lideram dois projetos vencedores das Bolsas da LPCC/AICIB

A dupla de investigadores Ana Rita Maria e Bruno Heleno e a investigadora Marília Paulo, do CHRC, são os vencedores de duas Bolsas de Investigação Clínica em Oncologia nos Cuidados de Saúde Primários da Liga Portuguesa Contra o Cancro e Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (LPCC/AICIB).

 

As Bolsas LPCC/AICIB visam permitir às equipas de investigação vencedoras desenvolverem projetos de investigação na área da prevenção do cancro em Cuidados de Saúde Primários, em Portugal.

O projeto liderado por Ana Rita Maria, intitulado "SumMed: helping patients to understand medical information in the prevention of breast and prostate cancer", tem como objetivo estudar as percepções dos doentes que usam  a aplicação SumMed, que os ajuda compreender as informações médicas na prevenção do cancro de mama e próstata.

Em geral, há um desconhecimento sobre os benefícios e malefícios dos programas de rastreio dos cancros da próstata e da mama. A investigadora Ana Rita Maria, médica de clínica geral a desenvolver simultaneamente o seu doutoramento em telemedicina no Laboratório Investigação Centrada na Pessoa , salienta que este estudo é o primeiro a avaliar, entre o público, as percepções de benefícios e malefícios relacionados aos rastreio destes cancros através de uma aplicação digital. Assim, a Bolsa LPCC/AICIB permitirá o avanço do projeto promovendo o incentivo uma decisão partilhada sobre o rastreio e o desenvolvimento de apoios à decisão, sendo necessário avaliar o conhecimento dos utilizadores, da associação de doentes que integra a equipa do projeto, de acordo com as evidências mais recentes.

O projeto vencedor denominado "KERASITES - Keratinocyte cancer prevention at primary healthcare centers in Portugal", liderado pela investigadora Marília Paulo, em colaboração com Luis Lapão, investigador e professor da FCT NOVA e IHMT,  tem como objectivo principal actuar na prevenção dos queratócitos que têm como factor de risco primordial a exposição solar.

A equipa de investigação pretende contribuir de forma inovadora para a capacitação dos profissionais de saúde dos cuidados de saúde primários, e também potenciar a interligação com os Hospitais através das tecnologias digitais. Para tal irá trabalhar com a população abrangida pelos concelhos de Alcochete, Barreiro, Montijo e Moita, que é diversa nos seus padrões de exposição solar, que podem ser tanto ocupacionais como por laser.

Esta Bolsa LPCC/AICIB irá aumentar a capacidade da equipa multidisciplinar de usar as tecnologias digitais para reforçar o clinical pathway do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Arco Ribeirinho com o Centro Hospitalar Barreiro-Montijo. Numa visão abrangente e potenciadora de uma maior sustentabilidade nos cuidados e saúde digital, a investigadora Marília Paulo destaca que "no final do projeto todos os ACES poderão aproveitar o conhecimento gerado e usar tecnologia criada".

 

AIBIB-kerocytes-1AICIB-Summed-1

[fotografias cedidas por Mariana Peyroteo]

 

A cerimónia de entrega das bolsas decorreu a 5 de julho na ACES Lisboa Norte - Auditório de Sete Rios, e contou com a presença do Dr. Luís Pisco, Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

Bruno Heleno
Ana Rita Maria
PhD Student

Investigação Centrada na Pessoa

Bruno Heleno