MENSAGEM DA DIRETORA

Bem-vindos à NOVA Medical School, onde o futuro da saúde acontece.

Na NOVA Medical Scool (NMS) trabalhamos para que seja uma Escola aberta, às pessoas e suas ideias, e qualificadora das enormes potencialidades de todos os seus alunos e profissionais, académicos e não académicos.

A NOVA Medical School é uma Escola Médica moderna e inovadora alicerçada na investigação. Uma Faculdade que se preocupa em dotar os seus alunos de conhecimentos teóricos, para que consigam tirar o necessário proveito do ensino prático clínico e serem verdadeiramente médicos ou nutricionistas.

A NMS caracteriza-se pela elevada qualificação profissional e ética dos seus docentes e tem sabido atrair investigadores de reconhecido prestígio e elevado potencial, contribuindo assim, de forma decisiva, para a evolução do ensino médico no nosso país e sua adequação às novas e reais exigências do exercício da profissão médica.

No ensino, a NMS atingiu, nos últimos anos, no Concurso nacional de Acesso ao Ensino Superior as notas de acesso mais elevadas (em Medicina na região de lisboa e em Nutrição ao nível nacional) e elevadas taxas de alunos colocados em 1ª opção.

Apostamos na inovação curricular do Mestrado Integrado em Medicina e na diversidade e multiculturalidade do nosso ensino clínico que deriva do grande número de estabelecimentos de saúde afiliados, quer nos cuidados primários quer nos cuidados hospitalares.

Segundo dados da ANEM (Associação Nacional de Estudantes de Medicina) é na nossa Escola que se encontra a melhor relação docente/aluno, do ensino clínico de Medicina em Portugal, facto revelador da importância extrema que damos, no contexto clínico, ao trinómio aluno-docente-professor, pedra angular para a aprendizagem médica.

O curso de Ciências da Nutrição na NMS, em boa parte partilhado com o ensino da Medicina, é uma aposta forte do ponto de vista integrativo onde é possível a formação para aquisição de competências “hands-on research skills”, que permite ao estudante compreender associações e recomendações e assegurar diagnósticos e estratégias de intervenção mais holísticas e eficazes.

A formação pós-graduada constituída por programas – alguns em língua inglesa e em colaboração com organizações internacionais e universidades – é desenvolvida com base num ensino interdisciplinar, com recurso a equipas de diversas áreas profissionais ligadas à saúde num ambiente de aprendizagem integrado.

A investigação é outro caso de sucesso na nossa Escola Médica, centrada no estudo das doenças crónicas, passando pela investigação de bancada e translacional, investigação clínica e epidemiológica, toxicogenómica e saúde humana e nutrição e metabolismo envolve a partilha de conhecimentos e o trabalho colaborativo de 40 grupos de investigação.

O passado firme e laborioso, continuado pelo presente reformista e inovador abrem-nos um cenário de futuro determinado e pujante onde se perspetivam muitos e variados caminhos de sucesso. 

Helena Canhão
Diretora da NMS, Presidente do Conselho de Gestão