NOVA Medical School destacada pela European Animal Research Association (EARA)

04-jul-2023

A NOVA Medical School foi uma das instituições apoiantes do Be Open About Research Day (#BOARD23), que ocorreu em 15 de junho e foi promovido pela EARA.

A #BOARD23 é uma campanha global de redes sociais de 24 horas e celebra a abertura das instituições biomédicas na comunicação sobre investigação utilizando animais. Mais de 1.000 instituições biomédicas de todo o mundo participaram na campanha #BOARD23, com 158 instituições parceiras de 32 países apoiando a iniciativa. Além disso, 45 instituições parceiras, incluindo cientistas individuais, contribuíram com estudos de caso, vídeos e declarações.

A NMS foi uma das instituições que partilharam conteúdo exclusivo durante esse dia e foi recentemente destacada na última newsletter semanal da EARA, que alcança mais de 4000 assinantes, e no próprio site da EARA como exemplo de sucesso da iniciativa.

A NMS produziu uma sessão de perguntas e respostas com sua equipa de Comunicação de Ciência, destacando a importância de transmitir informações sobre investigação com modelos animais, bem como um novo estudo de caso da investigadora principal Sandra Tenreiro, que explica como reduzem e refinam o uso de modelos animais em seu laboratório de investigação, relativa a envelhecimento e neurodegeneração, com organoides de retina e outros métodos alternativos. Ana Isabel Santos, presidente do conselho da EARA e professora na NMS, também falou sobre os avanços feitos em relação aos Acordos de Transparência e os desafios para o futuro próximo.

Confiram os vídeos abaixo.

Ana Isabel Moura Santos
Presidente do Orgão Responsável pelo Bem Estar dos Animais da NMS (ORBEA)
Sandra Tenreiro
Investigador Principal