NOVA Medical School e a saúde no palco das Estoril Conferences 2023

06-set-2023

NOVA Medical School (NMS) organizou pela primeira vez as Estoril Conferences, em parceria com a NOVA School of Business and Economics, um evento que reuniu nos dias 1 e 2 de setembro algumas das maiores referências mundiais para discutir temas transversais para o futuro.

Sob o lema “Re-humanizar o futuro”, a edição 2023 destas conferências foi mais uma vez um fórum de diálogo, partilha e reflexão em áreas chave como Planeta, as Pessoas, a Saúde, a Paz e Políticas globais. Foi um evento intenso e com casa cheia dividida entre líderes, académicos, empresários, artistas e jovens.

No discurso de abertura, Helena Canhão, diretora da NOVA Medical School, frisou que os desafios de hoje exigem uma colaboração global e que juntos podemos e devemos criar um mundo mais saudável para todos.

No segundo dia do evento decorreu a 5ª edição dos Patient Innovation Awards, que homenageou doentes, cuidadores e colaboradores que encontraram soluções para lidar com os desafios de várias condições de saúde, nas categorias Doente Inovador, Cuidador Inovador e Colaborador Inovador.

Quando questionada sobre as conclusões que se podem retirar deste evento, Helena Canhão em entrevista ao Observador afirmou “Estou convencida de que saíram daqui ideias muito importantes, mas o que eu destacaria mais é o call to action, o imperativo de agir. As questões relacionadas com as desigualdades, com a pobreza que pode ter vários níveis: a falta de acesso à educação, a falta de acesso à saúde, a necessidade de nos ligarmos mais uns aos outros e de nos escutarmos.” (entrevista completa aqui As “receitas” das Conferências do Estoril para um mundo melhor – Observador)

As Estoril Conferences proporcionaram uma oportunidade valiosa para a NOVA Medical School para se posicionar na linha da frente do debate global sobre a importância de trazer os temas de saúde no desenho, estratégia e desenvolvimento de um futuro sustentável.

Para mais informações sobre as Estoril Conferences 2023, visite o website oficial do evento em https://www.estorilconferences.org/ ou consulte as notícias: Observador, NewsFarma, Diário de Notícias, Sapo 24 e MédicoNews.