Bolsa CUF D. Manuel de Mello irá atribuir 100 mil euros à investigação clínica

A CUF, através da CUF Academic Center, e a Fundação Amélia de Mello lançam, hoje, o processo de candidaturas para a Bolsa CUF D. Manuel de Mello, destinada a jovens médicos doutorados no âmbito das Unidades de investigação e Desenvolvimento das Faculdades de Medicina portuguesas para financiamento dos seus projetos de investigação clínica. A Bolsa CUF D. Manuel de Mello, o maior prémio nacional de incentivo a jovens médicos investigadores, irá atribuir, a partir da edição de 2023, o valor de 100 mil euros a um médico investigador, um apoio à investigação que viu o seu valor duplicar desde a última atribuição da bolsa em 2022.

O investimento no ensino e na cooperação com as instituições universitárias permite não só aumentar o conhecimento médico, como incentivar a investigação clínica que procura diariamente encontrar avanços em diferentes campos da saúde, sempre com o intuito de desenvolver e aplicar melhores práticas clínicas ao serviço dos doentes. Iniciativas como a Bolsa CUF D. Manuel de Mello tornam-se, por isso, fundamentais para garantir à comunidade científica as condições necessárias ao bom desenvolvimento da sua atividade e, em simultâneo, para valorizar e distinguir o mérito dos investigadores portugueses, e dos seus trabalhos, onde todos têm o mesmo propósito: contribuir para a melhoria contínua dos cuidados de saúde.

As candidaturas da Bolsa CUF D. Manuel de Mello decorrem até 29 de setembro e a decisão do júri será anunciada até 22 de dezembro de 2023.
A Bolsa CUF D. Manuel de Mello conta já com 16 anos de história, tendo distinguido projetos de investigação de doenças como Lúpus, Alzheimer, esquizofrenia, tuberculose, entre outras áreas médicas.
Consulte o regulamento em: www.cuf.pt e www.fundacaoameliademello.org.pt