Dia Mundial da Diabetes celebrado em 5 cidades portuguesas

07-dez-2023

A NOVA Medical School, em colaboração com o Grupo de Investigação Translacional e Fundamental (GIFT) da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, celebrou o Dia Mundial da Diabetes com grande sucesso no passado dia 15 de novembro. A atividade de divulgação, realizada na Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant’Anna, em Lisboa, reuniu um médico, duas cientistas biomédicas, uma nutricionista e investigadora na mesma área, um investigador na área do desporto, e uma paciente com diabetes, ela própria investigadora em diabetes para uma discussão envolvente com o objetivo de aumentar a literacia em saúde desta doença do metabolismo.

O evento, intitulado "Dia Mundial da Diabetes - Sessão de Divulgação", permitiu a troca aberta de ideias num ambiente informal e descontraído entre especialistas e a população local. Na sessão foram abordados vários temas, incluindo as origens dos diferentes tipos de diabetes, modificações no estilo de vida para prevenção da doença, abordagens de tratamento e os avanços científicas mais recentes na área. Foram ainda debatidas as potencialidades de soluções geradas por inteligência artifical, desmistificados mitos e problemáticas da vivência no dia-a-dia de pessoas com diabetes.

Os oradores da sessão, moderada por Maria Serrano da equipa de Comunicação e Marketing, foram Ana Raimundo, representante das pessoas com diabetes e investigadora do grupo de investigação Nutrição Molecular e Saúde; Marta Silvestre, nutricionista e investigadora do grupo de Investigação Clínica em Nutricao e CUF; João Raposo, médico, professor e investigador principal do grupo de Investigação em Doenças Metabólicas (MEDIR), Diretor Clínico da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e Presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia; Maria Paula Macedo, professora e investigadora principal no grupo de Investigação em Doenças Metabólicas (MEDIR); e Sílvia Vilares Conde, professora e investigadora principal do grupo de investigação Controlo Neuronal das Doencas Metabólicas: Estratégias Terapêuticas, todos da NOVA Medical School; e João Magalhães, investigador da Faculdade de Motricidade Humana, que contribuíram com valiosas perspectivas das suas  áreas respectivas.

Na mesma semana decorreram conversas semelhantes no Porto, em Leiria, em Coimbra e em Vila Real. Estas sessões em todo o país representam um passo significativo na promoção da consciencialização e compreensão do que representa diabetes na saúde da população. A participação da nossa Escola nesta iniciativa "Dia Mundial da Diabetes - Sessão de Divulgação" é um testemunho do compromisso da nossa comunidade científica em aproximar discussões científicas de saúde da sociedade.

 

Detalhes do evento: Sessão Comemorativa do Dia Mundial da Diabetes da NOVA Medical School.