Ana Lázaro – Bolsa de Investigação em Cancro

02-fev-2024

Ana Lázaro – Bolsa de Investigação em Cancro tem como objetivo estimular a investigação translacional desenvolvida por equipas interdisciplinares da NOVA Medical School.

Esta iniciativa é financiada pela família de Ana Lázaro, uma aclamada bailarina e coreógrafa espanhola que, em seu legado, destinou uma parte da sua herança para avançar a investigação na área do Cancro.

A Ana Lázaro – Bolsa de Investigação em Cancro visa contribuir para o avanço do conhecimento sobre o cancro, melhorar os cuidados e serviços de saúde relacionados com doenças oncológicas, aumentar a qualidade de vida dos pacientes com Cancro e promover a colaboração interna entre as equipas biomédicas e clínicas da NOVA Medical School.

A bolsa tem um orçamento total de €210,000 (duzentos e dez mil euros), que serão distribuídos por três projetos de investigação no valor de 70.000 (setenta mil euros), a atribuir em 2024, 2025 e 2026 (um projeto por ano).

Serão admitidos a concurso projetos de investigação na área do Cancro abrangendo vertentes como prevenção, diagnóstico/marcadores, terapia, cuidados e serviços de saúde, e qualidade de vida de pacientes com cancro e sobreviventes. Os projetos devem ter uma duração máxima de 24 meses e têm de ser propostos por equipas de investigadores biomédicos e clínicos afiliados à NOVA Medical School. São incentivadas colaborações entre grupos de investigação dentro da NOVA Medical School, incluindo grupos de investigação fundamental e aplicada/translacional. A equipa de investigação deve identificar um Investigador Principal (IP) e um co-Investigador Principal (co-IP), sendo que o IP deve possuir um doutoramento e ter um vínculo contratual com a NOVA Medical School durante o projeto Ana Lázaro financiado.

Apenas será aceite um projeto original por candidato e investigadores sem afiliação à NOVA Medical School podem fazer parte da equipa como colaboradores/consultores mas sem orçamento atribuído.

Candidaturas
As candidaturas decorrem de 4 de fevereiro até 15 de abril e terão de ser exclusivamente enviadas em inglês.

Datas importantes

• Lançamento da Bolsa: 4 de fevereiro 2024 (Dia Mundial do Cancro)
  • Prazo de Submissão de Candidaturas: 15 de abril 2024 (17h, Lisboa time)
  • Avaliação de Elegibilidade (pelos serviços da NMS): 16 a 22 de abril 2024
  • Período de Avaliação (júri): 23 de abril 2024 a 31 de maio 2024
  • Prazo de Notificação dos Resultados (por email): 7 de junho 2024
  • Cerimónia de Atribuição da Bolsa: 3 de julho de 2024

Consulte o regulamento aqui.

Júri
• Helena Canhão,Md, PhD, Diretor of NOVA Medical School.
Susanna Chiocca, PhD, Unit Director, Viruses and Cancer, European Institute of Oncology (IEO), ITALY
• Inês Vaz Luís, MD, PhD, Director Cancer Survivorship Research Group, Institut de Cancérologie Gustave Roussy, France
Luis Castelo-Branco, MD, PharmD, PhD, ESMO Scientific and Medical Division Fellow (2021-2023), Switzerland
Filipe de Botton, CEO Logoplaste, Portugal
Tamara Milagre, President of EVITA, Portugal

Enviar candidatura aqui

Faça o download aqui do template obrigatório a incluir no formulário.

Contactos e informações
research.preaward@nms.unl.pt