Degeneração e envelhecimento

O envelhecimento celular leva ao declínio de vários mecanismos que protegem o DNA, as proteínas e os organelos de anomalias, levando à perda de várias funções e no limite à morte celular.

O nosso objetivo é estudar os mecanismos moleculares do envelhecimento que conduzem à degeneração em doenças relacionadas com a idade, com particular interesse em proteostase. Este conhecimento será então usado para desenvolver novas abordagens terapêuticas para doenças como Parkinson, retinopatia diabética e degenerescência macular com a idade, em colaboração estreita com clínicos.

Para tal usamos modelos celulares (das leveduras a células humanas) e organoides de cérebro e retina.

Graphical Abstract
  • 2022-2024 - "Utilização de um modelo de organoide de retina humano de Retinopatia diabética para identificação de novos fármacos”
    Bolsa Charneco da Costa - Sociedade Portuguesa de Diabetologia
    PI: Sandra Tenreiro
  • 2021-2022 - "Mimetizando as condições de hiperglicemia em organoides de retina humanos: um modelo 3D de Retinopatia diabética precoce para identificação de novos fármacos”
    iNOVA4Health.
    PI: Sandra Tenreiro; Co-PIs: Gabriela Silva (CEDOC) and Cláudia Nunes dos Santos (CEDOC).
  • 2021-2022 - "Exossomas na proteostase transcelular em Degenerescência Macular relacionada com a idade"
    iNOVA4Health.
    Co-PI: Sandra Tenreiro;PI: João Ferreira (CEDOC).
  • 2018-2022- "Recuperação da função neuronal e promoção de neuroproteção em retinopatia diabética”
    PTDC/MED-PAT/29656/2017 finaciado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia
    PI: Sandra Tenreiro
  • Flores R, Carneiro A, TENREIRO S, Seabra MC. 2021. Retinal Progression Biomarkers of Early and Intermediate Age-Related Macular Degeneration. Life. Doi: 10.3390/life12010036. Online ahead of print. Review.
  • Flores R, Carneiro A, Vieira M, TENREIRO S, Seabra MC. 2021. Age-Related Macular Degeneration: Pathophysiology, Management, and Future Perspectives. Ophthalmologica. Doi: 10.1159/000517520. Online ahead of print. Review.
  • Escrevente C, Falcão AS, Hall MJ, Lopes-da-Silva M, Antas P, Mesquita MM, Ferreira IS, Cardoso MH, Oliveira D, Fradinho AC, Ciossek T, Nicklin P, Futter CE, TENREIRO S, Seabra MC. 2021. Formation of Lipofuscin-Like Autofluorescent Granules in the Retinal Pigment Epithelium Requires Lysosome Dysfunction. Investigative Ophthalmology and Visual Science. 62:39.
  • Ferreira C, Couceiro J, TENREIRO S, Quintas A. 2021. A biophysical perspective on the unexplored mechanisms driving Parkinson's disease by amphetamine-like stimulants. Neural Regeneration Research. 16:2213-4. Review.
  • Flores R, Carneiro A, Serra J, Gouveia N, Pereira T, Mendes JM, Coelho PS, TENREIRO S, Seabra MC. 2021. Correlation Study Between Drusen Morphology and Fundus Autofluorescence. Retina. 41:555–62.
  • Klionsky DJ, et al, 2021 Guidelines for the use and interpretation of assays for monitoring autophagy (4th edition) Autophagy. 17:1-382.
  • Ferreira C, Almeida C, TENREIRO S, Quintas A. 2020. Neuroprotection or Neurotoxicity of Illicit Drugs on Parkinson's Disease. Life 10:86. doi: 10.3390/life10060086. Review.
  • Ferreira C, Couceiro J, Família C, Jardim C, Antas P, Santos CN, Outeiro TF, TENREIRO S, Quintas A. The synthetic cannabinoid JWH-018 modulates S. cerevisiae energetic metabolism. 2019. FEMS Yeast Research. 19 :foz042. DOI: 10.1093/femsyr/foz042
  • Bolsa Charneco da Costa atribuída pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia
  • O artigo Ferreira et al., 2020 foi destacado pelo Editor Prof. Dr. Ramón Cacabelos da revista Life como o melhor artigo 2020.
  • O artigo Ferreira et al., 2019 foi destacado pelo Editor da revista FEMS Yeast Research como o melhor artigo 2019 e esteve no top 10 dos papers mais pontuados desse ano.
  • António Cuadrado, Faculty of Medicine Autonomous University of Madrid, Spain
  • Donata Wawrzycka, Department of Genetics and Cell Physiology, Institute of Experimental Biology, University of Wroclaw, Poland
  • Alexandre Quintas, Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, Lisboa.
  • Susana Simões and Lino Ferreira, Faculty of Medicine, University of Coimbra.
  • Catarina Brito, ITQB NOVA - Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, Oeiras.
  • Evguenia Bekman, Stem Cell Engineering and Regenerative Medicine Research Group, Institute for Bioengineering and Biosciences, Instituto Superior Técnico, Lisboa.
  • Federico Herrera, Faculty of Sciences, Universidade de Lisboa.
  • João Raposo, MD and Rogério Ribeiro, Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal
  • Nuno Matela, Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica, Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
  • Cláudia Nunes dos Santos, NOVA Medical School, UNL
  • Gabriela Silva, NOVA Medical School, UNL.
  • Rune Matthiesen, NOVA Medical School, UNL.
  • Paulo Pereira, NOVA Medical School, UNL.
  • António Jacinto, NOVA Medical School, UNL.

Investigador Principal

Sandra Tenreiro